O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) lamentou a aprovação do texto da reforma tributária no Senado Federal nesta quinta-feira (10/11) e disse que Goiás vai perder “em todas as pontas”. A declaração foi dada ao Jornal O Popular desta sexta-feira (10/11).
Caiado lamentou o corte no Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) em decorrência da aprovação do texto. “Só aí perdemos R$ 3 bilhões”, pontua. O gestor também lamentou a impossibilidade de implantar novas políticas de incentivos fiscais diante da matéria aprovada.
Caiado que sempre foi um crítico ao texto da reforma chamou o Senado de ‘irresponsável’ por ter aprovado a matéria. “Goiás vai pagar muito caro pela irresponsabilidade do Senado em aprovar esse texto”, salientou.
De acordo com o governador, a matéria penaliza todo o estado, mas especialmente 102 municípios eficientes que tinham recursos estimulados a partir de incentivos fiscais. É o caso por exemplo de Catalão, que tem uma grande indústria automobilística graças a programas que com a nova reforma serão extintos dentro dos próximos 10 anos.