Tomate recheado com queijo e cebola roxa – Marcos Nogueira/Folhapress

MARCOS NOGUEIRA

Toda receita começa no mercado. Ou na feira, no hortifrúti, no açougue, onde quer que você vá comprar os ingredientes.

Vi, dando sopa na área dos legumes, tomates-caqui gigantes e vermelhos. Eu amo tomate no macarrão, na salada, na pizza, em tudo o que é comida. Mas seria uma lástima fazer molho ou mesmo picar um tomate tão bonito.

Por que não o preparar como prato principal? Decidi assar o tomate depois de recheá-lo com queijo, cebola roxa e a própria polpa.

É algo que só dá para fazer com tomates grandes e um tanto firmes. Você consegue rechear tomates menores, mas desde que cortados ao meio no sentido longitudinal. O efeito visual fica bem prejudicado.

Para escavar o tomate-caqui, use alternadamente uma faca pontuda (peguei uma faquinha de desossa) e uma colher para recolher os pedaços de polpa.

Você perceberá que o bicho solta muita água. Para absorvê-la e fazer uma espécie de argamassa do recheio, adicionei um pouco de farinha de rosca, de pão velho triturado.

Aí é só misturar o queijo –eu tinha muçarela, mas vale qualquer tipo que derreta bem no forno– a polpa picada e a cebola. Claro que você pode trocar ou acrescentar ingredientes: azeitona, presunto, linguiça… até alcachofra em conserva.

Não se atenha demais às quantidades e ao tempo de forno. Cada forno se comporta de um jeito, e os tomates variam muito de tamanho: use o bom-senso que a natureza te deu.

Depois de gratinar, você pode comer o tomate assado com pão, se fizer questão do carboidrato. Eu mandei o tomate sozinho e fiquei bastante satisfeito. É low carb que se chama, né?

TOMATE RECHEADO COM QUEIJO E CEBOLA ROXA

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 1 porção

Ingredientes

1 tomate caqui grande

4 colheres (sopa) de farinha de rosca

½ cebola roxa pequena fatiada fina

150 g de muçarela (ou de outro queijo que derreta bem) ralada ou picada

Orégano ou tomilho fresco a gosto

Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER

Aqueça o forno a 200 °C (quente).

Com uma faca pontuda, remova a “tampa” do tomate e, com o auxílio de uma colher, escave o interior para formar uma espécie de cuia.

Pique a polpa removida do tomate. Misture 3 colheres de farinha de rosca à polpa e ao sumo que saiu do tomate.

Junte 2/3 da cebola e do queijo ao recheio. Tempere com o orégano e acerte sal e pimenta.

Coloque o recheio dentro do tomate e leve-o ao forno por 20 a 25 minutos.

Tire o tomate. Suba o forno para 250 °C. Coloque o queijo, a farinha e a cebola restantes sobre o tomate. Leve-o ao forno por mais 10 minutos ou até gratinar. Regue com azeite ao servir.