A abertura teve a participação especial do presidente Lula, que enviou mensagem por vídeo

Foto: Lara Heinrich

Com participação especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enviou mensagem por vídeo, começou nesta quinta-feira, 1º, a 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA), onde o Brasil é convidado de honra. “Um dos primeiros atos do meu governo foi trazer de volta o Ministério da Cultura (MinC) e colocá-lo sob o comando da ministra Margareth Menezes, uma das mais talentosas e combativas artistas brasileiras”, destacou.

Ovacionada em seu discurso de abertura, a ministra da Cultura também enfatizou a importância da retomada do MinC e o fortalecimento da democracia nos dois países. “Esse encontro tem uma vibração muito superior a qualquer palavra que eu possa dizer. O Ministério está de volta fazendo políticas públicas para todo o povo brasileiro, para fortalecer o setor e os trabalhadores e trabalhadoras da cultura. A cultura está em nosso sangue, alimenta nossa alma e nos faz um povo mais feliz. E sabemos que na Argentina a cultura também é muito forte e especial. Nós que acreditamos em um mundo melhor com mais respeito, com mais dignidade, com mais democracia para todos, precisamos, cada vez mais, ter ações como essa. Que a democracia se fortaleça cada vez mais na Argentina e no Brasil”, disse a ministra.

Atendendo ao convite feito pelo ministro da Cultura argentino, Tristán Bauer, o Ministério da Cultura (MinC) está presente no MICA com uma delegação de 90 empreendedores (as) criativos (as) brasileiros (as) que participam das rodadas de negócios. Integrantes da pasta estão participando de debates e painéis e os artistas Luedji Luna, Lenine, Dandara Manoela, Aíla, Josyara, Pat Manoese, Big Mike e Circo Tarimba são as atrações brasileiras no evento. “A senhora nos enche de alegria e inspiração no retorno glorioso e brilhante do Ministério da Cultura”, declarou o rapper, cantor e compositor Emicida, responsável por emocionar e animar as mais de 1500 pessoas que acompanharam o show de abertura.

A comitiva de profissionais foi selecionada por meio de um edital lançado em março de 2023 e contempla empreendedores do audiovisual, circo, dança, design, editorial, hip hop, jogos eletrônicos, música e teatro. Dos 90 escolhidos, entre compradores e vendedores, 29 são do Sudeste, 24 do Nordeste, 16 do Centro-Oeste, 11 do Sul e 10 do Norte.

“Depois de passar por um período obscuro, uma tentativa de golpe, onde a cultura foi perseguida, discriminada e criminalizada, estamos de volta à luta por melhores dias, com políticas públicas que visam ao bem do povo. Por isso, esse momento de retomada das relações entre Brasil e Argentina nos enche de alegria”, reforçou Margareth Menezes.

“Há três anos e meio também éramos um país que tinha fechado o Ministério da Cultura, como no Brasil. Reinauguramos uma nova etapa e estamos desenvolvendo programas. As indústrias culturais são importantes para a melhora da economia, o aumento de recursos e para a defesa da soberania”, afirmou o ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer. Ele lembrou que quando o presidente Lula visitou o país, foi dito que seria importante nessa nova etapa da “nuestra América” um encontro com o Brasil e que o país seria o convidado de honra, “Por isso estamos muito felizes de ter aqui a presença de tantos irmãos e irmãs do Brasil nessa abertura”, completou

A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro do Interior da Argentina, Wado de Pedro, e da secretária de Desenvolvimento Cultural, Lucrécia Cardoso. Antes do show de Emicida, se apresentaram as artistas La Valenti e Mariana Baraj.

MICA

Criado em 2011, o MICA é o evento central do sistema de políticas públicas voltado exclusivamente para a comercialização de produtos e serviços, e para o fortalecimento dos setores das indústrias culturais na Argentina e a nível internacional. O Mercado tem uma programação pensada para o fortalecimento dos vínculos institucionais, comerciais e artísticos entre países. Visa também a estimular reuniões entre instituições governamentais de cultura da Argentina e de outras nações, e incentivar a celebração de acordos de cooperação entre instituições culturais públicas e/ou privadas. Este ano, o evento acontece de 1º a 4 de junho e inclui mais de 200 atividades presenciais e virtuais, com a presença de 450 compradores e vendedores, e a visita e participação de mais de 200 compradores e vendedores de todo o mundo.