Foto divulgação ASCOM/CREA-GO

A inovação no Crea-GO ganhou destaque nacional com a apresentação, na 78ª SOEA, do  Sistema de Informação Geográfica (SIG) para acompanhar lavouras e barragens em áreas afastadas.
Com o tema Fiscalização Aprimorada a Partir de Imagem de Satélite e Vistoria em Obras de Arte (pontes e viadutos) na Região Metropolitana de Goiânia-GO, o gestor da Fiscalização do Conselho goiano, Jeorge Frances, apresentou aos participantes o trabalho e os primeiros resultados obtidos com o novo sistema desenvolvido para o Crea-GO. 

A apresentação foi feita no palco da Querência Inovação, na tarde desta quarta-feira (09). “O objetivo é de aumentar a quantidade de locais fiscalizados no Estado. As cidades e as culturas estão crescendo em ritmo acelerado e precisamos aprimorar os processos para trazer resultados positivos, gerar segurança à sociedade e garantir os postos de trabalho para os nossos profissionais”, assegurou Jeorge.

O SISTEMA

O aplicativo contratado pelo Crea-GO emite alertas sobre áreas sem Anotações de Responsabilidade Técnica e culturas divergentes do declarado. O projeto piloto já monitora lavouras em quatro municípios de Goiás: Rio Verde, Itumbiara, Vianópolis e Uruaçu, com 290 fiscalizações realizadas em julho de 2023. O objetivo é ampliar a proteção da produção de alimentos e assegurar a presença de profissionais técnicos habilitados nas atividades agrícolas.