JÚLIA GALVÃO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar, nesta sexta-feira (25), as aposentadorias, pensões e demais benefícios referentes ao mês de outubro. O calendário de pagamentos segue até o dia 7 de novembro e leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador.
O depósito será feito primeiro para quem recebe até um salário mínimo, hoje em R$ 1.412. Para aqueles que recebem mais do que essa quantia até o teto do INSS, de R$ 7.786,02 nesta ano, os créditos serão depositados a partir do dia 1º de novembro.
Os moradores do Rio Grande do Sul que vivem em cidades atingidas pelas chuvas e recebem algum benefício previdenciário continuarão tendo o valor no primeiro dia do calendário, enquanto durar o estado de calamidade pública. O calendário segue normal para os demais aposentados e pensionistas.
De acordo com dados do INSS, mensalmente, 40,4 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais são pagos. Desses, 34,2 milhões são previdenciários e 6,2 milhões são assistenciais.
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VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO INSS EM OUTUBRO
PARA QUEM RECEBE UM SALÁRIO MÍNIMO
Final do NIS – Data de pagamento do benefício de outubro
1 – 25 de outubro
2 – 28 de outubro
3 – 29 de outubro
4 – 30 de outubro
5 – 31 de outubro
6 – 1 de novembro
7 – 4 de novembro
8 – 5 de novembro
9 – 6 de novembro
0 – 7 de novembro
PARA QUEM RECEBE ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO
Final do NIS – Data de pagamento do benefício de outubro
1 e 6 – 1 de novembro
2 e 7 – 4 de novembro
3 e 8 – 5 de novembro
4 e 9 – 6 de novembro
5 e 0 – 7 de novembro
PARA MORADORES DAS CIDADES ATINGIDAS PELAS CHUVAS NO RS
Final do benefício – Dia do pagamento
0 a 9 – 25 de outubro
Os beneficiários que possuem acesso à internet podem ter conferir o extrato de pagamento e outros detalhes sobre o depósito da renda no aplicativo ou site Meu INSS.
Aqueles que não têm acesso à internet devem ligar para a Central 135. Será necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações à atendente para evitar fraudes. O atendimento é feito de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
COMO CONFERIR O EXTRATO DO BENEFÍCIO?
Além de conferir se está tudo certo com os valores da aposentadoria ou pensão por meio do extrato, o segurado pode checar ainda se há empréstimos que geram desconto
1 – Acesse o Meu INSS com o login e a senha
2 – Clique na opção “Extrato de Pagamento”
3 – Clique no mês desejado
4 – Se desejar imprimir, clique em “Baixar PDF”
Para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal também é possível usar os serviços de banco online acessando as seguintes opções:
– “Previdência Social”, para o Banco do Brasil
– “Extrato Previdenciário”, na Caixa
CONFIRA AS DATAS DOS PRÓXIMOS PAGAMENTOS
PARA QUEM RECEBE O SALÁRIO MÍNIMO
Final do benefício – Nov/24 – Dez/24
1 – 25/nov – 20/dez
2 – 26/nov – 23/dez
3 – 27/nov – 26/dez
4 – 28/nov – 27/dez
5 – 29/nov – 30/dez
6 – 02/dez – 02/jan/25
7 – 03/dez – 03/jan/25
8 – 04/dez – 06/jan/25
9 – 05/dez – 07/jan/25
0 – 06/dez – 08/jan/25
PARA QUEM RECEBE ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO
Final do benefício – Nov/24 – Dez/24
1 e 6 – 02/dez – 02/jan/25
2 e 7 – 03/dez – 03/jan/25
3 e 8 – 04/dez – 06/jan/25
4 e 9 – 05/dez – 07/jan/25
5 e 0 – 06/dez – 08/jan/25
QUEM TEM DIREITO?
Todos que recebem um benefício previdenciário têm direito ao pagamento mensal, na data estipulada pelo calendário anual do instituto.
COMO É FEITO O DEPÓSITO DA APOSENTADORIA?
Os valores são depositados na conta do beneficiário, seja ela aberta na hora da aposentadoria ou alguma conta-corrente ou poupança que o segurado tenha indicado.
O cidadão que tem conta-benefício deve fazer o saque do dinheiro ou a transferência. Neste modelo, não é possível usar a função débito.
Quem recebe por conta-corrente pode fazer as movimentações bancárias habituais, como pagar contas com o cartão ou por Pix, fazer transferências e demais negociações, assim como quem tem conta-poupança.
COMO SOLICITAR O PAGAMENTO DE BENEFÍCIO NÃO RECEBIDO?
Quem não recebeu o pagamento de algum benefício pode solicitar ao INSS os valores
1 – Acesse o site do Meu INSS
2 – Faça login no sistema, escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”
3 – Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “não recebido” e selecione o serviço desejado
4 – O segurado será comunicado se for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação
5 – Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Agendamentos/Requerimentos”