PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Veja o discurso de Thomas Bach, presidente do COI, na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris:
“Apesar de todas as tensões em nosso mundo, vocês vieram aqui de todos os 206 comitês olímpicos nacionais e equipe de refugiados para fazer a cidade luz brilhar como nunca antes. O desempenho de vocês foi simplesmente incrível. Competiram intensamente, cada disputa no limiar, cada performance empolgando o mundo. Vocês mostraram que nós podemos fazer grandes coisas.”
“Durante esse período, viveram em paz debaixo do mesmo teto na Vila Olímpica, se abraçaram e se respeitaram mesmo com seus países envolvidos em guerra. Vocês criaram uma cultura de paz. Isso nos inpirou a todos nós e a milhões de pessoas em todo o mundo. Obrigado por nos fazer sonhar e acreditar num mundo melhor para todas as pessoas.”
“Nós sabemos que os Jogos Olímpicos não podem criar a paz, mas podem criar uma cultura de paz que inspira o mundo. E é por isso que convido a todos que compartilham do espírito olímpico a viverem essa cultura de paz, todos os dias de nossas vidas.”
“Os Jogos Olímpicos Paris-2024 foram uma celebração dos atletas e do melhor que o esporte tem a oferecer. Os primeiros Jogos dentro da reforma de nossa agenda olímpica: mais jovem, urbano, inclusivo, sustentável. Foi a primeira edição dos Jogos com total paridade de gênero. Foram jogos sensacionais do início ao fim, ou ousaria dizer, foram ‘sena-sensacionais’.”