A primeira pesquisa realizada após a saída de Joe Biden da corrida presidencial dos Estados Unidos revela que a vice-presidente Kamala Harris aparece numericamente à frente do ex-presidente Donald Trump. O levantamento, conduzido pela Reuters/Ipsos nos dias 22 e 23 de julho, envolveu 1.241 eleitores de todo o país.

Kamala Harris não apenas empata tecnicamente com Trump, mas também o supera fora da margem de erro quando Robert F. Kennedy Jr., candidato independente, é incluído entre as opções. Este resultado sugere um potencial fortalecimento da vice-presidente no cenário político, especialmente entre os democratas.

Os democratas mostram uma visão mais favorável de Kamala Harris em comparação com Joe Biden, com 91% de apoio contra 80% para o presidente. Apenas 26% dos eleitores democratas defendem que múltiplos candidatos disputem a vaga de Biden na chapa, enquanto a maioria apoia que o partido se una em torno da vice-presidente.

A pesquisa também revelou que 83% de todos os eleitores registrados apoiam a saída de Biden da corrida presidencial, com o apoio sendo ainda maior entre os democratas (86%) e um pouco menor entre os independentes (79%).

Quase metade dos americanos aptos a votar (48%) concordam que Kamala Harris seja a candidata democrata, uma porcentagem que sobe para 89% entre os eleitores do partido. Esses números indicam um forte apoio interno e uma posição competitiva para Harris na corrida presidencial.