Iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secult, projeto visa levar cinema para a população do interior do estado, com tema voltado principalmente para a questão ambiental
SECULT GO
O projeto Cine Goiás Itinerante, iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), chegou ao município de Mambaí nesta segunda-feira (19/06) e fica até dia 23 de junho. O município, distante 512 quilômetros de Goiânia, receberá sessões gratuitas de cinema no Auditório da Câmara Municipal nos períodos matutino, das 8h às 11h; e vespertino, das 13h às 16h. Os filmes escolhidos são de temáticas ambientais, tais como ‘O casamento da ararinha azul’, ‘A natureza agradece’ e ‘As águas que brotam no cerrado’.
O Cine Goiás Itinerante tem levado, mensalmente, entretenimento por meio do cinema, principalmente para alunos das redes municipais e estaduais de ensino do interior e para a população mais vulnerável. Além da exibição de filmes, o projeto também oferece oficinas temáticas, palestras e cursos sobre audiovisual e meio ambiente.
A próxima cidade a receber o projeto será Buriti Alegre, a 187 quilômetros de Goiânia, de 27 a 30 de junho. Gestores municipais que tenham interesse em realizar a exibição de filmes em suas cidades devem enviar ofício para o e-mail [email protected] fazendo a solicitação.
O projeto
O Cine Goiás Itinerante tem o objetivo de democratizar o acesso ao audiovisual no interior do estado, divulgar o cinema ambiental e capacitar profissionais da área. Os pilares do programa são a exibição de filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população. A iniciativa já atendeu mais de 150 municípios.