Em evento de posse da diretoria da Federação Goiana dos Municípios (FGM), o vice-governador, Daniel Vilela (MDB), garantiu que o Governo de Goiás vai reforçar as parcerias que tem com os municípios goianos em setores como habitação e pavimentação asfáltica, e iniciará outras ao longo dos próximos meses. Ele se referiu aos programas “Pra Ter Onde Morar”, da Agência Goiana de Habitação (Agehab), e “Goiás em Movimento”, da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).
“O governador Ronaldo Caiado quer caminhar ao lado da FGM para que, juntos, continuem construindo políticas públicas que possam efetivamente resolver os problemas vividos pelos munícipes do nosso estado”, disse Daniel na solenidade realizada nesta terça-feira (23/05) na Assembleia Legislativa, onde o prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), foi reconduzido à presidência da entidade para mais um mandato de dois anos.
O vice-governador ainda destacou o que chamou de “novo modelo de parcerias” entre governo e municípios instituído pelo governador: “Ao contrário do que ocorria em gestões anteriores, agora não há nenhum tipo de ônus, de nenhuma espécie, para os prefeitos. Eles definem suas prioridades e o Governo de Goiás é quem faz a licitação, contrata e executa as obras nas cidades. Responsabilidades processuais e financeiras são do estado”, exemplificou.
Em seu discurso de posse, o presidente Haroldo Naves ressaltou outras parcerias com o governo goiano, como o Programa de Compliance Público que, segundo ele, “assegura mais transparência à administração pública e maior zelo com os recursos”. Naves também celebrou a participação da FGM no Coíndice, um conselho que define os percentuais de repasse de recursos estaduais para os municípios; e no Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), que trata de investimentos a serem feitos por empresas e indústrias que querem se instalar – ou ampliar seus negócios – na capital e no interior.