Com inscrições de todos os estados brasileiros e mais de 1,3 mil propostas recebidas, o 2º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Goiás definiu os 30 artistas que participarão da exposição de 2026.

A abertura da mostra será realizada no dia 06 de agosto, às 19 horas, no Centro Cultural UFG, em Goiânia, seguida da cerimônia de premiação.

Ao todo, o processo recebeu 1.328 inscrições válidas, enviadas por artistas de todos os estados brasileiros, evidenciando o alcance nacional da iniciativa e a diversidade da produção contemporânea do país.

2º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Goiás

Dentre os selecionados estão 10 artistas de Goiás e 20 de outras unidades da Federação, conforme previsto no regulamento.

Os artistas de Goiás escolhidos são:

  • André Felipe Cardoso;
  • Augusto César;
  • Badu;
  • Carlos Monaretta;
  • Cássia Nunes;
  • Hilda de Paulo;
  • Marcelo Ramalho;
  • Sophia Pinheiro;
  • Simone Moraes;
  • Verônica Santana.

Entre os artistas de outros estados estão:

  • Aline Bagre e Leonardo Leoni, do Rio de Janeiro (RJ);
  • Camila Soato e TAIOM, do Distrito Federal (DF);
  • Celaine Refosco, de Santa Catarina (SC);
  • Emanuel Franco e Itatiane Moraes, do Pará (PA);
  • Estevão Fontoura, do Rio Grande do Sul (RS);
  • Fábio Passos, do Piauí (PI);
  • Geovana Côrtes e Matheus de Simone, da Bahia (BA);
  • Hal Wildson e Nita Monteiro, de São Paulo (SP);
  • Ianah, da Paraíba (PB);
  • Isabela Picheth, Milla Jung e Cândida Monte, do Paraná (PR);
  • José Lisbran, de Mato Grosso (MT);
  • Márcio Vasconcelos, do Maranhão (MA);
  • Tatiana Ferraz, de Minas Gerais (MG);
  • Venes Caitano, do Tocantins (TO).

A seleção foi feita por uma comissão formada pelos curadores, artistas e pesquisadores:

  • Vânia Leal (PA);
  • Samantha Moreira (MA/SP);
  • Paulo Henrique Silva (GO);
  • Claudinei Roberto da Silva (SP);
  • André Severo (RS).

Entre os critérios avaliados estão requisitos como:

  • qualidade artística;
  • consistência conceitual;
  • relevância das pesquisas;
  • diversidade de linguagens;
  • contribuição das obras para o fortalecimento da arte contemporânea brasileira.

Todos os selecionados receberão o Prêmio Participação, no valor de R$ 2 mil. Além disso, cinco integrantes da mostra serão contemplados com o Prêmio Aquisição, de R$ 20 mil cada.

As obras premiadas passarão a integrar o acervo do Centro Cultural UFG.

Com a conclusão da etapa de seleção, a organização inicia agora:

  • recebimento das obras;
  • desenvolvimento do projeto expográfico;
  • montagem da exposição.

A mostra reunirá diferentes gerações, territórios, linguagens e perspectivas artísticas, ampliando a visibilidade da produção contemporânea brasileira e fortalecendo a circulação de artistas de todas as regiões do país.

Realizado pela Associação Cultural Mapa, o Salão Nacional de Artes conta com recursos do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).

Serviço

2º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Goiás
Abertura e cerimônia de premiação: Quinta-feira (06/08)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural UFG
Cidade: Goiânia-GO

O post Salão Nacional de Arte Contemporânea de Goiás seleciona 30 artistas para exposição em Goiânia apareceu primeiro em Agência Goiás de Notícias.

Fonte: Agência Cora