A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Proteção Animal (GPA) de Goiânia – 1ª DRP, deflagrou, na quarta-feira (24/06), a Operação Filantropia de Fachada, em uma ação conjunta com a Polícia Técnico-Científica, a Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma) e a Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic).

A força-tarefa, foi iniciada em virtude de uma ocorrência registrada no Grupo de Proteção Animal, cuja investigação já estava em andamento. No dia 24/06/2026, em continuidade à investigação, a equipe policial foi até o local, resultando na autuação em flagrante de um homem e uma mulher responsáveis pelo estabelecimento.

Maus-tratos

No local, foi constatada uma situação grave de maus-tratos contra os cães e felinos, sendo encontrados 14 cães e 9 gatos em completa situação de maus-tratos, e no momento da abordagem foi encontrado um gato morto dentro de uma gaiola junto aos animais vivos.

Devido ao estado crítico de saúde dos animais, e à omissão deliberada e extrema dos responsáveis, cinco cães e dois gatos que estavam em estado crítico precisaram ser internados às pressas na Upavet, mas, infelizmente, um dos cães não resistiu e morreu logo após dar entrada na unidade, os demais animais em melhor estado ficaram sob a responsabilidade da Amma. No local, ainda foi encontrada uma ave silvestre em desacordo com a lei.

A perícia técnica confirmou a ocorrência dos crimes e os dois responsáveis foram presos em flagrante, pelos crimes de maus-tratos qualificado pela espécie canina e felina, e majorado pelo resultado morte, e ainda por manter um animal silvestre em sua guarda sem autorização legal.

O post Polícia resgata animais em situação de maus-tratos e prende responsáveis apareceu primeiro em Agência Goiás de Notícias.

Fonte: Agência Cora