Goiás conquistou destaque internacional ao ganhar o UITP Awards 2026, considerada a principal premiação mundial voltada ao transporte público.

O reconhecimento é fruto de uma transformação que o transporte coletivo da Região Metropolitana experimentou nos últimos anos a partir de um projeto conduzido pelo Governo de Goiás.

Os vencedores foram anunciados na terça-feira (23/06), em cerimônia realizada em Bruxelas, na Bélgica, reunindo autoridades, especialistas e operadores de mobilidade urbana de diversos países.

Ao celebrar a conquista, o governador Daniel Vilela afirmou que tal reconhecimento coroa um projeto construído para tornar o transporte coletivo mais eficiente, sustentável e alinhado às necessidades da população.

“E o melhor: sem onerar aos passageiros. Em Goiás, a tarifa de ônibus está congelada em R$ 4,30. Estamos desde 2019 sem reajuste algum”, sublinhou.

“Demonstra que Goiás escolheu o caminho certo ao tratar a mobilidade urbana como política pública estratégica. O que estamos fazendo não é apenas renovar frota ou reformar terminais”.

“Estamos construindo um sistema moderno, eficiente e capaz de melhorar a vida das pessoas. E que, agora, serve de referência para outras cidades do Brasil e do mundo”, afirmou Daniel. 

Para o governador, a premiação demonstra que Goiás está no caminho certo.

Daniel Vilela afirma que o  transporte coletivo deixou de ser um problema sem solução para se tornar uma referência de planejamento, inovação e sustentabilidade.

“Investimos em tecnologia, implantamos novos corredores e estamos construindo uma infraestrutura preparada para as próximas décadas”, elencou.

“O prêmio não representa um ponto de chegada. Ele reforça nosso compromisso de continuar avançando”, completou Daniel.

A conquista internacional coloca Goiás ao lado de algumas das mais importantes iniciativas globais de transporte público.

Também reconhece a ampla transformação que vem modernizando a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).

Transporte coletivo – avanços

Entre os principais avanços estão:

  • renovação da frota;
  • eletrificação do sistema;
  • adoção de combustíveis limpos;
  • investimentos em tecnologia;
  • requalificação da infraestrutura;
  • implantação do modelo de metronização dos corredores de transporte.

Nova RMTC

O projeto Nova RMTC promoveu uma ampla requalificação dos espaços utilizados diariamente pelos passageiros.

A reconstrução e modernização dos terminais do BRT Leste-Oeste e de suas estações elevaram os padrões de conforto, acessibilidade, segurança e eficiência operacional do sistema.

Paralelamente, a reforma e manutenção dos pontos de ônibus transformou a paisagem urbana da Região Metropolitana, com a instalação de milhares de novos abrigos e a recuperação de estruturas existentes.

Modelo referência

O modelo de governança adotado em Goiás reúne Estado, prefeituras, concessionárias – por meio do RedeMob Consórcio e do Consórcio BRT – em torno de um planejamento comum, permitindo investimentos coordenados e soluções de longo prazo para o transporte coletivo.

Nos últimos anos, o sistema da Região Metropolitana de Goiânia passou por uma das maiores reestruturações da história.

A iniciativa reúne investimentos em diferentes frentes, com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos passageiros.

Entre os avanços estão a renovação da frota com veículos mais modernos e menos poluentes, incluindo ônibus elétricos (dentre eles os maiores biarticulados elétricos em operação regular no mundo), veículos movidos a biometano e modelos equipados com tecnologia Euro VI, que reduzem as emissões de gases de efeito estufa.

O projeto também contempla:

  • modernização dos corredores de transporte coletivo;
  • metronização do BRT Leste-Oeste;
  • sincronização semafórica por meio da chamada “onda verde”;
  • sistemas inteligentes de monitoramento e gestão operacional;
  • além da revitalização de terminais e estações.

Revitalização de terminais e estações de embarque de passageiros foi uma das ações adotadas pela gestão do transporte público coletivo em Goiás (Foto: SGG-GO)

A transformação já apresenta resultados concretos. Um dos indicadores destacados no projeto mostra redução de até 31% no tempo das viagens em trechos contemplados pela metronização, garantindo mais agilidade, previsibilidade e conforto.

Daniel Vilela ressaltou que a conquista do prêmio também representa a consolidação de uma transformação que muitos consideravam impossível quando o ex-governador Ronaldo Caiado decidiu enfrentar desafios históricos do sistema.

“Muita gente dizia que não seria possível transformar o transporte coletivo da Região Metropolitana. Hoje, vemos um sistema totalmente transformado e sendo reconhecido internacionalmente. Estamos construindo um verdadeiro legado”, concluiu o governador.

UITP Awards

Promovido pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP), o UITP Awards é considerado a mais importante premiação mundial voltada à mobilidade urbana e ao transporte público.

A premiação reconhece projetos que se destacam pela inovação, sustentabilidade, eficiência operacional e impacto positivo na vida das pessoas.

A edição de 2026 reuniu iniciativas de diversos países e premiou experiências que representam as principais tendências e avanços do setor em escala global.

Com a conquista, Goiás passa a integrar um grupo de projetos reconhecidos por contribuir para a construção das cidades do futuro, ao lado de algumas das mais relevantes referências internacionais em mobilidade urbana.

O post Goiás conquista UITP Awards 2026: maior prêmio mundial por transformação no transporte coletivo apareceu primeiro em Agência Goiás de Notícias.

Fonte: Agência Cora