SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Usuários do ChatGPT, chatbot da OpenAI, enfrentam instabilidades nesta terça-feira (10), com problemas no aplicativo e site da plataforma. A empresa não detalhou as causas até o momento, mas calcula que os serviços irão demorar “algumas horas” para voltarem a normalidade.
Segundo o Downdetector, que monitora falhas em sites e redes sociais, o pico de reclamações no Brasil aconteceu às 8h30, com mais de 900 notificações. O registro dos problemas começou por volta das 6h e se mantém até o começo desta tarde.
A instabilidade também ocorre nos Estados Unidos, com mais de 1.900 reclamações registradas na plataforma por volta das 10h50.
Segundo a página de status da OpenAI, o ChatGPT está apresentando elevadas taxas de erro, em níveis bastante acima do normal. A empresa diz ter desenvolvido uma plano de recuperação para corrigir o problema, que também afeta o gerador de vídeo Sora e as APIs (sigla para interfaces de programação de aplicações) da empresa.
A OpenAI afirma já ter identificado uma melhora no desempenho do ChatGPT e das APIs e que continuará monitorando a situação. A empresa ainda classifica os serviços como instáveis.
Usuários reclamaram das instabilidades da plataforma no começo desta terça no X (Ex-Twitter).
A instabilidade vem após a empresa divulgar um aumento em sua receita na última segunda-feira (9). Segundo a OpenAI, houve um crescimento para US$ 10 bilhões em receita no mês de junho.
O número aproxima a empresa de atingir sua meta anual, que é de US$ 12,7 bilhões, em meio à crescente adoção da inteligência artificial.
Até o final de março, a OpenAI tinha 500 milhões de usuários ativos semanais.