SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A cidade de Erval Grande (cerca de 420 km de Porto Alegre) foi atingida por um tornado nesta sexta-feira (9). Informação foi confirmada pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Fenômeno ocorreu na tarde da sexta-feira, destelhando casas e causando estrago na rede elétrica. Houve ainda quebra de galhos e árvores. O fenômeno, segundo a Defesa Civil, ocorreu entre 14h50 e 15h10.

Ao menos 55 famílias tiveram que ser realocadas, e mais de 200 residências sofreram estragos estruturais devido ao tornado. Segundo a Defesa Civil de Erval Grande, há ainda estradas obstruídas pela queda das árvores e cerca de 50 km de rede elétrica danificada.

Rajadas fortes foram causadas por encontro de frente fria e quente. Do Norte do país, vieram calor e umidade, enquanto uma frente fria estava posicionada sobre o Rio Grande do Sul, sobretudo próximo à fronteira com o Uruguai. Do Paraguai, havia ainda uma atuação de um sistema de baixa pressão.

Como resultado, esses sistemas ocasionaram temporais severos na região. Normalmente, são responsáveis por acumulados de chuva, além de rajadas intensas de vento e tem potencial de formação de trombas d’água e tornados.

Durante a semana, Defesa Civil do RS alertou que mau tempo no estado poderia causar temporais. Órgão acionou o alerta vermelho, sinalizando para volumes de chuva poderiam variar entre 200 a 300 milímetros.

Erval Grande é uma cidade do Norte do Rio Grande do Sul com 5 mil habitantes.