O Festival de Queimada, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia, começa nesta segunda-feira, 28 de abril, como parte da programação dos XXXI Jogos Educacionais da rede municipal. Cerca de mil estudantes participarão do evento, que segue até o dia 8 de maio, com atividades realizadas no Parque da Vizinhança 2 e em unidades educacionais da cidade.

Ao todo, 66 escolas integram o festival, com equipes formadas por 12 estudantes cada, compostas de forma mista, com seis meninas e seis meninos, nascidos entre 2014 e 2016. A queimada, tradicional jogo popular no Brasil, é a modalidade escolhida para esta etapa dos Jogos e estimula não apenas o desenvolvimento motor e cognitivo dos participantes, mas também habilidades como pensamento estratégico, socialização, respeito às regras e promoção da competitividade saudável.

As partidas ocorrerão em diferentes locais. No dia 28 de abril, a programação inclui jogos pela manhã na EMTI Professora Lousinha e à tarde na Escola Municipal Professor Trajano de Sá Guimarães. No dia 29, os jogos seguem na EMTI Maria Nosídia Palmeira das Neves pela manhã e na EM Laurício Pedro Rasmussem à tarde. No dia 30, o Festival será realizado no Parque da Vizinhança 2, no Setor Faiçalville. A programação retorna no dia 5 de maio, com atividades na EM Bárbara de Souza Morais pela manhã e na EM Lions Clube Bandeirantes à tarde. Em 6 de maio, as disputas acontecem na EM Laurício Pedro Rasmussem pela manhã e na EM Dona Angelina Pucci Limongi no período vespertino. No dia 7 de maio, os jogos serão realizados na EM Benedita Luiza da Silva Miranda, e no encerramento, no dia 8 de maio, na EM Percival Xavier Rebelo.

O Festival de Queimada tem como objetivo fortalecer valores como respeito, trabalho em equipe e espírito esportivo, aliados à prática de atividades físicas no ambiente escolar. A iniciativa integra o calendário anual da SME e busca ampliar o envolvimento dos estudantes nas ações de esporte e cidadania desenvolvidas pela rede municipal.