SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após uma segunda-feira (14) que começou com chuva forte na região metropolitana de São Paulo, as condições meteorológicas para esta terça (15) são de tempo nublado a maior parte do dia, com pequenas aberturas de sol.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo indica que a terça será marcada por tempo seco e sem previsão de chuva para a capital e cidades vizinhas. Mas o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) não descarta pancadas isoladas, devido à nebulosidade e ao tempo úmido.

Em relação aos termômetros, o CGE prevê que a madrugada deve registrar mínima de 18°C, com a máxima chegando aos 24°C à tarde, devido aos curtos períodos de sol, o que favorece uma pequena elevação das temperaturas.

Para a quarta-feira (16), informa o CGE, o dia deverá começar com nova mudança nas condições do tempo, em função da propagação de áreas de instabilidades vindas do interior do estado e que devem atingir a capital e região metropolitana no decorrer da madrugada com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em alguns momentos.

“As precipitações intermitentes ocorrem também durante a tarde e diminuem no período da noite, apresentando apenas variação de nuvens. As temperaturas variam entre mínima de 18°C e máxima de apenas 22°C, com índices de umidade dos entre 72% e 95%”, destaca o órgão municipal.

Para o restante do estado, a Defesa Civil estadual também prevê o enfraquecimento das instabilidades nesta terça, mas com possibilidade de pancadas de chuva concentradas no período da tarde, especialmente nas regiões centro-oeste e norte do estado. Nesses locais, há previsão de temporais.

“A partir de quarta, uma nova frente fria, mesmo passando de forma afastada pela costa paulista, favorece a formação de áreas de instabilidade sobre o território paulista. Com isso, aumentam as condições para pancadas de chuva em diversas regiões, incluindo a capital e a região metropolitana, com maior intensidade prevista entre quarta e quinta-feira”, alerta a Defesa Civil.

TEMPORAL PODE ATINGIR GRANDE PARTE DO PAÍS NESTA TERÇA

O Inmet emitiu alertas de tempestade para grande parte do país, válidos até esta terça-feira. O destaque fica para as regiões Norte e Centro-Oeste e parte do Sudeste.

No Norte é onde deve chover mais forte, segundo os dados do instituto. Principalmente, numa faixa que vai do Acre e oeste do Amazonas, passando pelas divisas do Amazonas com Rondônia, Mato Grosso e Pará. Nesses locais, pode haver precipitação de até 100 mm por dia, com ventos fortes de até 100 km/h.

Nas demais áreas do país, a previsão é de chuva de moderada a forte intensidade, de até 50 mm por dia, mas entre o Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, as pancadas podem ser mais intensas, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra, além de quedas de árvores e de energia elétrica.