SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo colocou as zonas norte, oeste e central, além das marginais Tietê e Pinheiros, em estado de atenção para alagamentos às 16h22 desta quarta-feira (26).

Segundo o órgão municipal, uma área de chuva isolada, formada pelo calor e a atuação da brisa marítima, começa a atuar na cidade. Conforme imagens do radar meteorológico do CGE, chuva forte principalmente em partes das zonas oeste e norte, nas subprefeituras de Pirituba/Jaraguá, Freguesia do Ó e Lapa.

Com a previsão de chuva mais forte, os moradores da zona norte receberam um alerta severo de temporal da Defesa Civil, destacando a possibilidade de alagamentos em pontos localizados.

Na região central da cidade, foi registrada a queda de granizo logo no início da precipitação.

Devido ao temporal com granizo, o jogo entre Nacional e Paulista, pelo Campeonato Paulista, no estádio Nicolau Alayon, na Barra Funda, foi paralisado e retomado minutos depois.

Como prevista, a temperatura em São Paulo ficou acima dos 30°C durante a tarde desta quarta. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE, os termômetros apontaram 34°C em Perus, na zona norte, e 33°C na Penha, na zona leste, por volta das 15h20. A umidade relativa do ar nesses locais, foi respectivamente de 33% e 35%.

A média da temperatura máxima no município chegou aos 32,3°C. Nas próximas horas, há potencial para chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade, porém curta duração.

Ainda de acordo com os dados do CGE, o volume de chuva em fevereiro até às 13h desta quarta, é de 191,5 mm, o que corresponde a 87,9% da média do mês, que é de 217,8 mm.

Às 16h30, a Enel informava que 22,8 mil imóveis estavam sem energia elétrica em sua área de concessão, sendo 19 mil apenas na capital. Nas redes sociais, moradores da Lapa e de Perdizes reclamavam do apagão assim que a chuva começou.