Livros infantis oferecem um espaço simbólico para o trabalho de emoções, como ansiedade e expectativas
Com a retomada das atividades escolares, após um tempo em casa, a volta às aulas pode representar um desafio, principalmente no que diz respeito à adaptação a uma nova rotina, ao reencontro com os colegas e a superação de eventuais questões que possam surgir, como inseguranças ou ansiedades. É fundamental que pais e educadores se preparem para acolher os pequenos de maneira carinhosa e motivadora, para que o início do período acadêmico seja menos estressante e marcado por conquistas.
Segundo a psicopedagoga e escritora Paula Furtado, a literatura infantil desempenha um papel crucial nesse processo de um recomeço escolar, tanto para os profissionais da educação quanto para as crianças. Para os educadores, os contos são valiosos aliados na introdução de valores, no estímulo à criatividade e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e de linguagem. Além disso, contribuem para a construção de um espaço de ensino mais colaborativo e harmonioso para proporcionar um ano letivo mais leve e significativo.
Já para as crianças, ainda de acordo com a profissional, os livros infantis oferecem um espaço simbólico para o trabalho de emoções, como ansiedade e expectativas, além de promover vínculos afetivos e um senso de pertencimento, essenciais para o bem-estar e o sucesso acadêmico.
“Como psicopedagoga, que acredita profundamente no poder dos contos como um recurso terapêutico, vejo neles uma ferramenta única para acessar o mundo interno da criança ou adolescente. Contar histórias não é apenas um momento de lazer em família, é uma ponte que conecta emoções, medos, sonhos e aprendizados. Ao se identificar com os protagonistas, as crianças encontram meios de compreender e expressar sentimentos, muitas vezes, difíceis de nomear”, reforça Paula.
Ainda de acordo com a profissional, as narrativas trazem arquétipos e símbolos que representam os desafios universais da vida humana, como medo, perda e rejeição. No entanto, o que as torna tão poderosas é a forma como os personagens enfrentam essas dificuldades, superando-as e encontrando um final vitorioso.
Dicas de leituras
Os livros são recursos valiosos importantes para um recomeço escolar mais tranquilo e produtivo, além de ajudar as crianças a elaborarem suas emoções de forma leve e segura. Quando acompanhadas de técnicas de arteterapia, como ilustrações, dramatizações ou criações de novas histórias, o impacto pode ser ainda maior, pois une a expressão verbal e não verbal e, assim, permite que o processo de aprendizagem e autoconhecimento aconteça de forma integrada e transformadora.
Nesse contexto, a obra Caraminholas na Cachola, da coleção Bem-me-Quer, de Paula Furtado, trabalha a ansiedade, pois apresenta situações que ajudam a criança a reconhecer e gerenciar esse sentimento. Já Circuito Aventura aborda diferentes tipos de medo, e mostra, por meio de desafios e conquistas dos personagens, que é possível enfrentá-los com coragem e criatividade.
Ao selecionar histórias para o início do ano letivo, pais e professores devem considerar tanto a faixa etária quanto as necessidades emocionais dos estudantes. A Grande Festa e Junto e Misturado, também da coleção Bem-Me-Quer, tratam de questões como bullying, rejeição, diversidade e aceitação de forma sensível e acessível. Da mesma forma, contos clássicos como O Patinho Feio permitem refletir sobre empatia e respeito às diferenças. “Essas narrativas ajudam os alunos a se colocarem no lugar do outro e promovem conversas valiosas sobre convivência, inclusão e valorização das singularidades de cada um”, explica Paula.
Sobre Paula Furtado
Paula é pedagoga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação Especial, Arte de Contar Histórias e Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e Leitura e Escrita, também pela PUC-SP. A profissional já trabalhou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede particular de ensino, e já atuou como assessora pedagógica em escolas públicas e particulares.
Paula Furtado atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado. Nesta área da educação, a pedagoga ministra cursos para formação de educadores nas instituições de ensino pública e particular e realiza palestras para pais sobre a importância de contar histórias.
Como autora, Paula completa seu trabalho escrevendo diversos livros infantojuvenis (100 obras até o momento) e, dentro de suas atuações de jornada literária, também foi coordenadora e supervisora psicopedagógica em diversas publicações infantis (Contos de fadas, Lendas e Folclore) com Girassol Brasil e Mauricio de Sousa. A autora conclui suas atividades escrevendo para diferentes revistas de educação sobre temas pedagógicos, além de trabalhar na criação e patente de Jogos Pedagógicos como: Desafio, Detetive de Palavras, De Olho na Ortografia, dentre outros.