BRASÍLIA, DF (UOL/FOLHAPRESS) – A ANM (Agência Nacional de Mineração) determinou a interdição de uma mina na cidade de Conceição do Pará (MG) depois de um deslizamento.

O QUE ACONTECEU

A decisão ocorreu porque técnicos detectaram “risco iminente”. Especialistas da ANM estiveram no local da mina fazendo uma vistoria e perceberam que a estrutura não era segura.

O deslizamento aconteceu neste sábado (7), por volta das 7 horas. Houve o rompimento parcial da estrutura de sustentação de uma montanha de entulhos e parte dos rejeitos escorregou. A área foi isolada.

Às 9h48 começou a remoção dos moradores. As autoridades determinaram a evacuação de 17 casas que estava na área de risco. Ao todo, 67 pessoas tiveram que ir para hotéis.

A prefeitura de Conceição do Pará pede que não voltem as suas residências até autorização. A ANM ressalta que há possibilidade de novos deslizamentos e solicitou a empresa que opera a mina correção da estrutura.

Dona da mina informou que tomou as devidas providências. Em nota, a Jaguar Mining ressaltou que o problema na pilha de entulho foi detectado por seus funcionários e que está dando apoio aos moradores afetados