A recomendação é do MPGO, MPC e TCM e prefeitura tem 30 dias para encaminhamento de respostas.

O Ministério Público de Goiás (MPGO), o Ministério Público de Contas (MPC) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) emitiram uma recomendação ao município de Goiânia para melhorar o trânsito e a mobilidade urbana na capital. A recomendação, destinada ao prefeito Rogério Cruz e a secretários municipais, inclui 12 medidas, como o aumento do efetivo de agentes de trânsito, o retorno da fiscalização por radares e a criação de um sistema de monitoramento do Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanmobGyn).

Outras medidas recomendadas incluem:

Estabelecimento de um sistema de monitoramento contínuo do PlanmobGyn, com indicadores de desempenho e metas.

Intensificação da fiscalização quanto ao licenciamento e uso de calçadas e vias públicas, especialmente durante obras de construção civil.

Implantação de um sistema integrado de informações entre as secretarias e órgãos municipais para mapeamento e fiscalização das obras em andamento.

Avaliações periódicas sobre o impacto das obras na acessibilidade e mobilidade urbana.

Implementação de um Plano de Rotas Acessíveis, garantindo a recuperação de calçadas e adaptação de vias públicas para acessibilidade universal.

Integração de tecnologias de monitoramento e gestão de tráfego, como semáforos inteligentes e aplicativos para informar sobre as condições de trânsito em tempo real.

Estudo técnico para solucionar o déficit de vagas de estacionamento em Goiânia.

Realização de campanhas para incentivar o uso do transporte público e modos sustentáveis de transporte.

A prefeitura de Goiânia tem 30 dias para responder às recomendações. Em resposta, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) afirmou que já está implementando uma série de melhorias para aprimorar o fluxo de veículos e garantir mais segurança para pedestres e motoristas, incluindo intervenções em avenidas, novos sistemas semafóricos e ferramentas tecnológicas de trânsito e fiscalização.