presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Ricardo Stuckert/PR

RENATO MACHADO


BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) realiza na noite desta sexta-feira (26) um churrasco no Palácio da Alvorada, que reúne ministros de seu governo e líderes do governo no Congresso.


Participam, entre outros, Flávio Dino (Justiça), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Luiz Marinho (Trabalho), Carlos Fávaro (Agricultura) e Anielle Franco (Igualdade Racial).


Também está no Alvorada o líder do governo no Senado e na Câmara, respectivamente Jaques Wagner (PT-BA) e José Guimarães (PT-CE).
A confraternização acontece após dias turbulentos para o governo, em particular após a aprovação pela comissão mista do Congresso Nacional da medida provisória que reestrutura a Esplanada dos Ministérios. O texto aprovado foi um golpe para Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), que viram suas pastas esvaziadas.


Na manhã desta sexta-feira (26), Lula reuniu ministros no Palácio do Planalto para uma reunião justamente para tratar da medida provisória. Lula disse às ministras que precisará buscar alternativas para reverter o desmonte ambiental, admitindo que está sem força no Congresso.


Marina Silva e Sônia Guajajara não compareceram ao evento no Alvorada, pelo menos até o início da noite.


Além dessa questão, o governo também passou por um processo de divisão nos últimos dias, sobre a possibilidade de prospectar petróleo na Foz do Amazonas. Ministros da área política, além de Silveira, defendem que a Petrobras obtenha a licença para a exploração, negada pelo Ibama. Marina Silva e a área mais ligada ao meio ambiente são contra.