Em uma operação realizada na última sexta-feira (30/8), o Procon Goiás multou duas lojas de enxovais em Goiânia por comercialização de produtos com indícios de adulteração. Nas inspeções, foram detectadas irregularidades nas etiquetas que descreviam a composição dos materiais de jogos de cama. Em um dos casos, um lençol rotulado como 100% algodão na embalagem, na verdade, era composto por 65% algodão e 35% poliéster.

Além disso, outras embalagens do mesmo produto também apresentavam adulterações semelhantes. Algumas exibiam adesivos indicando que o item tinha 200 fios, mas a etiqueta original mostrava que o produto era de 150 fios.

As lojas foram multadas por “falta de informação adequada” ao consumidor, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. No total, foram apreendidas 440 peças, incluindo lençóis, edredons e jogos de cama completos. As empresas têm um prazo de 20 dias para apresentar sua defesa. Os nomes das lojas envolvidas não foram divulgados.

Durante a fiscalização, os agentes do Procon também encontraram 108 garrafas de vinho em uma das lojas, todas sem rótulo em português e sem registro no Ministério da Agricultura. Os vinhos foram encaminhados à Polícia Federal para análise e perícia.

Além dos produtos de enxoval e vinhos, foram apreendidos 78 brinquedos na mesma loja, os quais também estavam sem o devido registro nos órgãos competentes.