As cidades localizadas nas regiões norte e oeste de Goiás serão as mais impactadas pela onda de calor. Esse fenômeno, que começou neste domingo (1º), deve persistir por aproximadamente 10 dias.

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) anunciou que a onda de calor que está atingindo o Brasil também afetará o estado de Goiás. A previsão indica que as temperaturas em algumas cidades das regiões norte e oeste podem alcançar até 40ºC.

André Amorim, gerente do CIMEHGO, explicou ao g1 que a onda de calor iniciou-se no domingo (1º) e deve durar cerca de 10 dias. Esse fenômeno é caracterizado por um aumento nas temperaturas de 2 a 5ºC durante mais de cinco dias consecutivos. “A onda de calor está se deslocando das regiões do Pará, Amazonas e Mato Grosso e deverá aquecer todo o Brasil, com Goiás sendo afetado lateralmente”, detalhou.

De acordo com Amorim, o impacto do calor será mais intenso nas regiões norte e oeste do estado. “A região oeste experimentará temperaturas mais altas do que a parte leste, mas o calor afetará todo o estado”, afirmou.

Em Goiânia, onde a temperatura média é de 32ºC, o gerente prevê que a capital possa atingir até 37ºC durante o período de calor. Já Porangatu, no norte do estado, pode registrar temperaturas de até 38ºC neste domingo (1º). “As temperaturas no norte do estado podem chegar a 40°C. Com o aumento das temperaturas e a queda da umidade, é importante que a população tome precauções”, alertou Amorim.

A previsão é que a onda de calor se dissipe até o dia 15 de setembro. Quanto à possibilidade de chuva, o gerente do CIMEHGO mencionou que há expectativas de precipitações após essa data.