A fumaça se espalhou por vários bairros depois ventania depois das 2h da madrugada
A situação em Goiânia reflete um cenário preocupante que tem sido observado em várias partes do Brasil. Neste domingo (25), a cidade amanheceu sob uma densa nuvem de fumaça resultante de queimadas, dificultando a respiração e causando transtornos nas residências. A fumaça foi intensificada por uma forte ventania que ocorreu por volta das 2h da madrugada, espalhando-se rapidamente pela cidade.
Vários moradores de diversos bairros reclamaram a fumaça intensa com problemas respiratorios
A Triunfo Concebra, concessionária responsável pela BR-153, emitiu um alerta aos motoristas para redobrarem a atenção devido à baixa visibilidade causada pela “neblina” de fumaça, recomendando redução de velocidade e uso de farol baixo.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre os dias 23 e 25 de agosto, foram registrados 203 focos de queimadas em Goiás, com destaque para o município de Chapadão do Céu, que concentrou 31,5% desses focos. As regiões sul e sudoeste do estado foram as mais afetadas, incluindo municípios como Rio Verde, Mineiros, Morrinhos, Itajá, Água Fria, Caiapônia, Palmeiras de Goiás, e Alto Paraíso. Essa situação evidencia a gravidade do problema das queimadas no Brasil, especialmente em um período de seca, que agrava ainda mais os impactos ambientais e na saúde da população