A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (20) a operação Perfídia, que visa combater o tráfico de pessoas para exploração sexual na Europa. A operação ocorreu em Várzea Grande (MT), Uberlândia (MG) e Rio de Janeiro (RJ), resultando no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão. As ordens foram expedidas pela 7ª Vara Federal de Mato Grosso.

O esquema criminoso envolvia o aliciamento de mulheres, principalmente dos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina. Uberlândia/MG foi identificada como o principal ponto de atuação da quadrilha, que atraía as vítimas com falsas promessas de emprego na Europa. As mulheres, em situação de vulnerabilidade, pagavam suas próprias passagens, sem saber que seriam forçadas a se prostituir ao chegarem ao destino.

As vítimas tinham seus documentos retidos e eram obrigadas a se prostituir, enquanto os criminosos ficavam com 60% das comissões geradas. Os criminosos utilizavam sites de prostituição europeus para anunciar as vítimas.

Durante a operação, celulares e outros materiais de interesse foram apreendidos. A ação faz parte do Agosto Lilás, mês dedicado à valorização das mulheres e ao combate ao tráfico de pessoas.

A Polícia Federal suspeita que mais vítimas tenham sido recrutadas e alerta para o perigo de propostas de emprego no exterior que podem envolver tráfico para fins de exploração sexual. O nome da operação, “Perfídia”, significa “traição” ou “deslealdade”, referindo-se às práticas da rede criminosa.