O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) promove, na manhã desta sexta-feira (30/06), uma reunião sobre a Reforma Tributária. O encontro se dá num momento turbulento em que o chefe do executivo desfere inúmeras críticas com relação ao debate. Nesta quinta-feira (29), a secretária da Economia, Selene Nunes, chegou a abandonar a sessão da Câmara que discutia a pauta, após mostrar posição contrária do governo goiano.
Caiado não tem poupado críticas à pauta por entender que a reforma tributária fortalece a União e enfraquece estados e municípios. Ele também dispara que, do jeito que está, Goiás perderá incentivos fiscais e consequentemente, as indústrias locais que irão preferir se mudar para a região Sul e Sudeste.
O evento que debaterá a reforma tributária terá a participação de secretários de Estado, senadores, deputados federais, deputados estaduais e prefeitos. Também estarão representados o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Ministério Público de Goiás (MPGO), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
O setor privado também será representado na reunião por meio da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial (Adial), da Associação Comercial de Goiás (Acieg) e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). A Força Sindical também participa do encontro, representando os trabalhadores. O debate sobre a reforma tributária promete. (Walison Veríssimo)