Da redação

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) lançou o CCIR referente ao exercício 2023, para consulta e emissão por parte dos produtores rurais.

O CCIR é pré-requisito para comprovar a inscrição do imóvel rural no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e condição chave para a contratação de operações de credito rural, atualização de matrícula em cartório, e para desmembrar, arrendar, hipotecar e vender o imóvel rural.

Destacamos a importância dos proprietários, titulares do domínio útil ou ocupantes a qualquer título de imóveis rurais a obter o CCIR através de uma das seguintes alternativas:

Através do site do Incra (https://www.gov.br/pt- br/servicos/emitiro-certificado-de-cadastro-de-imovel-rural-ccir br/servicos/emitiro-certificado-de-cadastro-de-imovel-rural-ccir) ou;

Através do aplicativo SNCR-Mobile, na loja do Gov.BR, disponível para dispositivos móveis (celulares e tablets), que usam os sistemas Android e IOS, ou;

Através da Declaração de Cadastro Rural – DCR disponível no endereço eletrônico: https://sncr.serpro.gov.br/dcr, ou;

Também poderão fazê-lo junto as Salas da Cidadania das Superintendências Regionais do INCRA, Unidades Avançadas, e Unidades Municipais de Cadastramento – UMCs.

Para que seja validado o documento, deverá ser realizado primeiramente o recolhimento da taxa de serviço cadastral. Para o pagamento dos valores correspondentes a cada certificado, o(a) interessado(a) pode selecionar as opções de Pix, cartão de crédito ou boleto bancário (pagos exclusivamente em agências do Banco do Brasil).

Ressaltamos que dúvidas poderão ser esclarecidas junto às Superintendências Regionais do INCRA no estado, nas Unidades Municipais de Cadastramento, ou com a Assessoria Jurídica da FAEG.