Desfile, realizado no Espaço Sebrae na CASACOR Goiás 2023, evidencia força da moda sustentável (Fotos Edmar Wellington)

Por Leydiane Alves

Imagine a reciclagem de cinco toneladas de roupas por ano, movimento de renda e geração de empregos diretos e indiretos. Essas são algumas das conquistas de cerca de 300 pessoas, em sua maioria mulheres, que fazem parte do Encontro de Brechós, que é realizado mensalmente na capital goiana. O projeto, que se tornou oportunidade de negócio e união de propósitos empreendedores, agora vai ganhar um reforço especial por parte do Sebrae. A partir do próximo mês, donos de 60 brechós vão participar de uma importante capacitação oferecida pela instituição, que tem como objetivo impulsionar ainda mais seus negócios.

A idealizadora do Encontro de Brechós, Thais Moreira, com a gestora de Moda do Sebrae, Thaís Oliveira

O anúncio dessa parceria foi realizado na noite da última quarta-feira (28), em um talk show no lounge do Espaço Sebrae na CASACOR 2023, em Goiânia. O bate-papo foi conduzido pela gestora estadual de Moda do Sebrae Goiás, Thaís Oliveira, e teve como convidada a idealizadora do Encontro de Brechós, Thais Moreira.

De acordo com a gestora do Sebrae, é importante destacar cada vez mais a moda sustentável e a economia circular (que privilegia novas formas de consumo e utilização racional de recursos), e reunir os empreendedores desse segmento surgiu da necessidade de dar visibilidade aos brechós e fomentar ainda mais esses pequenos negócios. “Nada melhor que trazer esse pessoal para um espaço renomado como a CASACOR”, diz ela. O talk show também faz parte das ações prévias da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, que terá como temática “Futuro e Sustentabilidade na Moda” e será realizada de 29 de agosto a 2 de setembro no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Thaís pontua ainda que o segmento de brechós tem ganhado mais espaço e respeito no mercado de roupas. “É preciso ter a consciência de que não é bazar, onde se compram roupas mais baratas ou com defeito. Na verdade é o contrário, são peças que têm valor agregado e estão alinhadas com o movimento atual da moda que é a sustentabilidade”, acrescenta a gestora.

Ações fazem parte de prévias da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana

Para e idealizadora do Encontro de Brechós, a oportunidade de falar da economia circular na moda e mostrar a importância do segmento para o mercado de um modo geral é motivo para comemorar. “É um reconhecimento estar presente nesse importante evento. Além dessa conversa animada, hoje também vamos celebrar o início de uma nova jornada, tendo o Sebrae como parceiro. Tudo isso dá força para o nosso segmento”, disse, referindo-se às capacitações que serão oferecidas. “Essas pessoas aprenderão mais sobre precificação, fluxo de caixa, capital de giro, planejamento estratégico e personas. São temas que vão fomentar ainda mais seus negócios”, avaliou.

Além de uma conversa descontraída, o evento também teve um desfile inédito de roupas que são comercializadas nos brechós. Foram apresentados ao público 17 looks de cerca de 30 brechós. “Quando soubemos da confirmação desse desfile, pensamos em apresentar algo que mostrasse a força dos brechós e o que esses ‘brechozeiros’ têm de melhor. Todas as peças aqui apresentadas são de Goiânia e estão disponíveis no Encontro”, explicou Thais Moreira.

Segmento de brechós tem ganhado mais espaço no mercado de roupas e se destacou durante evento

Artesanato conquista participantes da CASACOR

Durante os meses do evento outra ação que também se destacou foi a loja de artesanato do Sebrae Goiás. O espaço foi todo pensado e projetado de modo que as peças fossem o destaque, e a ideia teve sucesso. Segundo Ricardo Santiago, artesão e um dos coordenadores do espaço, a venda das peças deste ano já bateu recorde em comparação a 2022. “Já ultrapassamos em mais de R$ 20 mil o valor da venda do ano passado. Sem dúvidas, tivemos uma excelente aceitação por parte do público”, explicou.

Ricardo disse ainda que cada produto exposto ali tem uma história por trás, então não são simples peças, são verdadeiras obras de arte. “Aqui cada peça tem um processo de produção diferente, e cada uma tem sua história. Por exemplo, temos itens que foram feitos a partir do barro, do vidro, da madeira, do tecido. Então o valor de cada produto muda de acordo da forma que foi produzido.”

Segundo ele, neste ano foram levados produtos de cerca de cem artesãos goianos que são acompanhados pelo trabalho desenvolvido no Sebrae Goiás. “Ter o Sebrae como parceiro possibilita a profissionalização desses artistas, pois eles passam a entender desde o fluxo de caixa até o marketing pessoal. E do nosso estado, cada dia mais, estão surgindo profissionais que se destacam no cenário nacional”, explicou.

A CASACOR Goiás, que já está na sua 26ª edição, começou no dia 6 de maio e vai até o próximo domingo, dia 2 de julho.

oja de artesanato do Espaço Sebrae foi projetada de modo que as peças fossem o destaque