A Record TV foi condenada a indenizar o tiktoker Victor Han em R$ 8 mil por danos morais. A decisão, em segunda instância, ocorreu na 2ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

A emissora foi acusada de difamação após uma reportagem sobre tráfico de drogas nas redes sociais, veiculada no telejornal “Fala Brasil” e no canal de notícias Record News, em setembro de 2023. Na matéria, um vídeo de Han ensinando a cultivar cogumelos shimeji foi utilizado para associá-lo ao cultivo de cogumelos alucinógenos, caracterizando-o como um “traficante de cogumelos ilegais”.

A defesa de Victor Han argumentou que a Record deturpou o conteúdo do vídeo, causando danos à sua imagem e honra. O tiktoker, que possui 2,1 milhões de seguidores no TikTok e produz conteúdo educativo, afirmou que precisou interromper seu trabalho para esclarecer aos seus seguidores que não estava envolvido em atividades criminosas.

A Justiça acolheu os argumentos da defesa, concordando que a Record agiu com negligência ao associar o cultivo de cogumelos comestíveis ao tráfico de drogas. A emissora ainda pode recorrer da decisão em instâncias superiores.