O deputado estadual Lucas do Vale (MDB), coordenador da Frente Parlamentar do Agronegócio e da Infraestrutura em Goiás, destacou nesta quarta-feira a posição do grupo de parlamentares diante do lançamento do Plano Safra, anunciado pelo Governo Federal durante esta semana. 

Para ele, é importante que o Governo Federal volte seus olhos ao agronegócio buscando planos eficientes e ‘competitivos’ de cunho permanente e que não sejam apenas paliativos. “O setor demonstrou sua resiliência e capacidade de crescimento, contribuindo para o PIB brasileiro e sustentando a economia durante a crise pandêmica”, salientou.

O grupo reconhece os esforços do Governo Federal. “Reconhecemos os esforços do governo federal ao destinar R$ 364,22 bilhões aos médios e grandes produtores, além de outros R$ 77 bilhões para a agricultura familiar, proporcionando igualdade de taxas de juros, modernização, crédito e inovação”, salienta. 

Mas há detalhes onde se precisa de maiores debates e ‘aprimoramentos’. “Pontos como a necessidade de aprovação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) para redução na taxa de juros e a alocação de recursos insuficientes para estruturas de armazenamento merecem atenção e aprimoramento. A análise do CAR por órgãos governamentais tem gerado dificuldades, podendo prejudicar milhares de produtores”, pontuou. 

“Além disso, os recursos destinados ao Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) são burocráticos e insuficientes para atender às demandas, especialmente dos produtores de soja”, destacou.

Ainda assim, há otimismo com relação ao futuro do setor e as pautas de políticas públicas propostas pelo Governo Federal. “Mantemos o otimismo com a união de esforços para fortalecer o agronegócio, não apenas por meio do Plano Safra do governo federal, mas também por iniciativas estaduais e investimentos em infraestrutura. Acreditamos que, ouvindo os representantes do setor e implementando as medidas anunciadas pelos governos, colheremos benefícios em emprego, desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida”. (Walison Veríssimo)