Levantamento foi feito no final do mês de julho em 63 estabelecimentos de Goiânia. Órgão também alerta o consumidor sobre golpes e fraudes
O Procon Goiás aponta variação de preços de quase 300% de um mesmo produto em pesquisa realizada para as compras do Dia dos Pais. A coleta de dados foi feita do dia 19 a 31 de julho, em 63 estabelecimentos de Goiânia. O levantamento contou com 70 itens mais procurados para presentes de comemoração da data, entre eles perfumes, eletroeletrônicos, peças de vestuário, calçados e outros.
A gravata tradicional foi o item que apresentou maior variação de preço, de quase 297%, tendo o menor valor encontrado por R$ 19,90 e o maior por R$ 79. Outro item que chamou a atenção foi a faca para churrasco Chef 8 Tramontina, com variação de 149,73%, sendo comercializada de R$ 27,99 a R$ 69,90.
O Procon alerta para os preços dos produtos esportivos, como bicicleta aro 29 tamanho 17 com 18 velocidades, que tem sido comercializada de R$ 1.000 a R$ 2.500, oscilação de 150%. Preços de celulares, que são sempre muito procurados neste período, também foram levantados pelos pesquisadores do Procon Goiás. O Samsung Galaxy A14, por exemplo, teve variação média de mais de 56%, encontrado de R$ 999 a R$ 1559.
Segundo a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Dia dos Pais deverá movimentar R$ 7,70 bilhões em 2024. Dentro deste aquecimento do comércio varejista, o Dia dos Pais é o quarto lugar de vendas, perdendo somente para Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.
Um levantamento conduzido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia expôs que cerca de 650 mil consumidores goianienses vão às compras na capital e o valor médio gasto por presente será em torno de R$ 167, com a compra de dois produtos por consumidor.
Dicas ao consumidor
O Procon Goiás orienta também o consumidor para ficar atento aos preços que estejam bem abaixo daqueles praticados pelo mercado, porque isso pode ser indício de golpes ou fraudes. Outra dica é verificar a possibilidade de troca e em que condições isso pode ser feito, já que a regra só é obrigatória no caso de compras presenciais e se o produto apresentar defeito. Fora esses casos, o estabelecimento comercial tem liberdade para tomar suas próprias decisões.
Quanto aos produtos eletroeletrônicos, é importante solicitar uma demonstração de funcionamento do item ainda na loja física, para evitar adquirir produtos defeituosos. Já em compras fora de lojas físicas, de acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o cliente tem o prazo de 7 dias para desistência da compra, independente do motivo.
A pesquisa completa, com relatório e planilhas, está disponível no site do Procon Goiás (goias.gov.br/procon).
Fotos: Procon