Com investimento de R$ 1,1 milhão, obras incluem nova poltrona, projeção digital e acessibilidade

O Cine Cultura, localizado no Centro Cultural Marietta Telles Machado, em Goiânia, fechou as portas a partir desta quinta-feira (01) para receber uma ampla revitalização. A iniciativa, realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promete modernizar um dos principais espaços de exibição de filmes alternativos do Centro-Oeste.

Os trabalhos têm como objetivo principal preservar o estilo art déco original do cinema, aliando-o a tecnologias de ponta para garantir maior acessibilidade ao público cativo da sala. O cronograma da intervenção prevê a retirada de mobiliário e equipamentos dos dias 1º a 4 de agosto; as obras começam no dia 5 de agosto, com previsão de término em dezembro de 2024.

A sala de exibição receberá novas poltronas para maior conforto e modernização do ambiente. A projeção será digital, o que garantirá uma qualidade de imagem superior. O espaço também terá melhor acessibilidade, com a instalação de rampas e outros recursos que garantam a inclusão de todos os públicos.

Os serviços de reparo respeitarão as características originais da sala, mantendo sua identidade e valor histórico. A expectativa é que a nova fase do cinema traga uma programação ainda mais diversificada, com filmes nacionais e internacionais, além de mostras e eventos especiais.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressalta a iniciativa como um marco histórico para a cultura goiana.

“Esta iniciativa demonstra o compromisso do Governo de Goiás em valorizar a cultura e oferecer aos goianos um espaço de qualidade para apreciar o cinema. Com 35 anos de história, o Cine Cultura é um ponto de referência para cinéfilos e amantes da cultura. Um espaço que se tornará ainda mais moderno e acessível, garantindo muitas emoções e descobertas para o público”, destaca.  

Investimento

A revitalização do Cine Cultura conta com investimento de R$ 1,1 milhão. O projeto foi contemplado na Lei Federal Paulo Gustavo – Lei complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, regulamentada através do Decreto nº 11.525, de 11 de maio de 2023, para captar recursos destinados a garantir ações emergenciais direcionadas ao restauro, manutenção e adaptação de salas de cinema.