Atualização da empresa provocou instabilidade em sistemas Windows, afetando voos, bancos e serviços de comunicação
Uma falha em um sistema da CrowdStrike, empresa global de segurança cibernética, causou instabilidades em computadores Windows em todo o mundo na sexta-feira (19), afetando diversos setores e causando transtornos para milhões de pessoas. A falha, provocada por uma atualização lançada pela própria CrowdStrike, gerou travamentos e a famosa “Tela Azul da Morte” em diversos dispositivos.
O problema impactou principalmente o setor de viagens, com companhias aéreas como American Airlines, Delta Airlines, United Airlines, Allegiant Air e Ryanair sendo obrigadas a suspender voos devido a problemas de comunicação e sistemas de reserva. Aeroportos em Tóquio, Amsterdã, Berlim e diversos outros locais também registraram atrasos e cancelamentos.
Além do setor aéreo, bancos, instituições financeiras e serviços de saúde também foram afetados. No Reino Unido, por exemplo, sistemas de reservas usados por médicos ficaram indisponíveis, enquanto na Austrália, Índia e África do Sul, bancos alertaram clientes sobre falhas em seus serviços. A LSEG Group, por sua vez, relatou uma interrupção em sua plataforma de dados e notícias Workspace.
Apesar do impacto significativo, a CrowdStrike rapidamente identificou o problema, isolou a falha e lançou uma correção. Em comunicado, o CEO da empresa, George Kurtz, ressaltou que “não se trata de um incidente de segurança ou ataque cibernético”, mas sim de um problema técnico na atualização.