16% dos negócios têm dívidas em atraso
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontou que bares e restaurantes em Goiás estão enfrentando dificuldades financeiras. Divulgado nesta quarta-feira (10/7), o estudo mostrou que 77% das empresas no estado operaram sem lucro no mês de maio, sendo que 14% tiveram prejuízo e 63% alcançaram um ponto de equilíbrio. Apenas 23% dos entrevistados relataram ter obtido lucro.
Além dos desafios econômicos gerais, o setor também está lidando com um alto índice de endividamento. De acordo com a pesquisa da Abrasel, 16% dos estabelecimentos em Goiás possuem dívidas em atraso.
“Mais de três quartos das empresas em Goiás estão operando sem lucro, o que é bastante preocupante. Isso se deve, em parte, à dificuldade das empresas em repassar os aumentos dos custos dos insumos aos seus produtos finais. Ainda temos um número significativo de empresas com dívidas e impostos atrasados, o que indica que, apesar do crescimento do setor, muitas empresas estão enfrentando dificuldades”, destacou Danillo Ramos, presidente da Abrasel em Goiás.
A pesquisa ouviu 2.416 empresários em todo o Brasil. Os dados nacionais mostram que mais de dois terços (64%) dos negócios não lucraram em maio. Os estabelecimentos estão em um cenário desafiador, com margens de lucro cada vez mais apertadas. A inflação dos principais insumos, como alimentos e bebidas, subiu 4,2% este ano, enquanto a inflação no setor foi de apenas 1,99%.
Conforme o estudo da Abrasel, 19% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses, um número menor do que o registrado na pesquisa anterior, que foi de 61%. Outros 76% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação, e apenas 5% ajustaram os preços acima da inflação.