SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um ciclista de 28 anos morreu na manhã deste sábado (6) após ser atingido pela roda de um caminhão que se soltou e causou o acidente na rodovia Ayrton Senna, na região de Guarulhos (Grande São Paulo). Além dele, outro homem, de 44 anos, ficou ferido.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o jovem que morreu foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Vereador José Storopolli. Porém, não resistiu aos ferimentos. O ferido foi encaminhado para o Hospital Maternidade São Luiz Anália Franco.

Ainda de acordo com a pasta, o motorista do caminhão passou pelo teste do bafômetro, e o resultado deu negativo. A perícia foi acionada e o caso foi registrado como lesão corporal culposa (sem intenção) na direção de veículo automotor no 1º DP de Guarulhos. A morte do ciclista foi registrada no 73º DP (Jaçanã).

O veículo que causou o acidente prestava serviço para a prefeitura de Guarulhos. Procurada, a gestão municipal declarou que se trata de um veículo de uma empresa terceirizada chamada Sustentare, que presta serviços ao município e que é a responsável pela manutenção dos automóveis.

Já a empresa, por meio de nota, lamentou a morte do ciclista e informa que presta “toda assistência necessária aos envolvidos”. Em relação ao caminhão, afirma que se trata de um veículo novo, ano 2022/23, e que está com a manutenção em dia. “Os fatos estão sendo apurados pelo consórcio e pela perícia técnica”, diz a empresa.

Segundo o site da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), foram registrados 1.629 acidentes nas rodovias de São Paulo desde o dia 1º de janeiro de 2024. Os acidentes causaram a morte de 622 pessoas, deixaram 226 pessoas gravemente feridas, 344 com lesões moderadas e 942 com lesões leves.