As 34 empresas que fizeram parte do terceiro ciclo do programa receberam um troféu em reconhecimento ao engajamento ao longo do ciclo
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
O programa Inove + Digital é uma iniciativa do Sebrae Goiás e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para atender pequenos negócios em todo o estado em uma jornada de transformação que inclui consultorias a partir do diagnóstico de maturidade digital de cada empresa até a adoção de soluções digitais que cada empreendimento necessita. Na manhã desta quinta-feira (20), foi realizada, no auditório do Sebrae, em Goiânia, a entrega de um troféu para as 34 empresas que fizeram parte do terceiro ciclo do programa.
O programa vai além de oferecer consultorias especializadas (presenciais e on-line), treinamentos e mentorias. Ele estimula o acesso a ferramentas tecnológicas para ajudar empresas na melhoria da presença on-line, na otimização de processos de gestão e no alcance de mais clientes por meio da internet. De acordo com a gestora do projeto no Sebrae em Goiás, a analista Fernanda de Freitas, o programa busca promover a transformação digital nas micro e pequenas empresas e contribui para o crescimento sustentável do setor em Goiás.
A Diretoria Executiva do Sebrae participou da cerimônia. O Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o Diretor Técnico, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, e o Diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia, parabenizaram os empreendedores presentes e aproveitaram para enaltecer a parceria com o Sistema Fieg, por meio do IEL. “Nossa parceria é muito bem constituída e, juntamente com o IEL, conseguimos oferecer esse apoio através da transformação digital que tanto beneficia as empresas”, disse Antônio Carlos.
O diretor do IEL, Flávio Rassi, que estava acompanhado do superintendente do órgão, Humberto Oliveira, do gestor Joel Matos, do consultor Lohan Santos e equipe, comemorou a parceria que já atendeu 220 empresas em 27 municípios goianos. “O resultado é sempre muito positivo para aqueles empreendedores que queiram acompanhar a evolução tecnológica e se manter em um mercado tão competitivo. É um programa que impacta muito rápido e já tivemos empresas que aumentaram o faturamento a partir de 30% até 70%”, afirmou.
O programa teve início em 2021 e possui 70% de subsídio do Sebrae, enquanto as empresas participantes arcam com apenas 30% do custo. Estão aptos a participar do programa empreendimentos que estão no analógico, para quem está em um nível intermediário e mesmo para quem já está avançado. O número de horas de consultoria pode variar de 10 a 224 horas. O Inove + Digital foi desenvolvido na medida necessária para cada empresa e os parceiros esperam obter uma abrangência cada vez maior e chegar a 100 empresas atendidas no próximo ciclo.
Sobre a Transformação Digital
Para o gestor do programa Inove + Digital, Joel Matos, do IEL, a transformação digital das empresas é uma combinação de dois conceitos: a inovação digital e a transformação estratégica. Inovação digital são as novas plataformas digitais, os softwares (de gestão, e-commerce, atendimento, as mídias digitais, tráfego pago, produção de conteúdo de marketing, o branding ou rebranding de uma marca, por exemplo). Já na transformação estratégica, os consultores tratam de capacitar os empresários para mudanças necessárias, por exemplo, no planejamento, na conexão com parceiros, em algo que pode mudar o relacionamento com a clientela e com os colaboradores e gerar valor no negócio.
O atendimento realizado de acordo com o diagnóstico e demanda foi enfatizado pelo consultor Lohan Santos. Com a metodologia individualizada, o consultor cita algumas ferramentas como o Facebook, Instagram, WhatsApp Business, CRM, Inteligência Artificial, que são recursos que fazem parte da programação com os clientes. “Mas tem clientes que não possuem nenhuma programação, então iniciamos com o Google Meu Negócio, por exemplo. Já com outros incluímos Inteligência Artificial na utilização do marketing se essa empresa já tiver em um nível avançado de maturidade digital”, exemplifica.
Mas, quando se fala em resultado, o que mais chamou a atenção de Lohan foi a economia de investimento em marketing em geral, porque muitos estavam gastando recursos sem atingir o público-alvo e sem resultado. Joana Borges, do Capacitare Centro de Ensino Saúde e Indústria, de Anápolis, falou da excelente experiência que teve com o programa Inove + Digital. A empresa trabalha com cursos intensivos, capacitações, treinamentos, que podem ser presenciais, online ou in company, e parcerias em cursos de graduação e pós-graduação.
“Em novembro de 2023, nós iniciamos no programa e, depois do diagnóstico e aplicação de algumas ferramentas digitais, nós conseguimos dar visibilidade à empresa. Passamos a vender cursos para alunos do Brasil e do exterior, para uma grande empresa do Rio de Janeiro e uma farmacêutica de Anápolis”, conta Joana. Com a mentoria em marketing digital, ela conta que foi muito significativa a procura por cursos, aumento de seguidores, engajamento, procura pelo site, alcance e até patrocínio de cursos por empresas que fornecem materiais e equipamentos ligados ao curso.
A proprietária do Braseiro Burguer, Eliane Soares, falou da experiência com o programa. “Foi excelente não só no digital, mas na transparência. O consultor foi didático e plantamos uma sementinha que está frutificando. Com isso, houve uma mudança de mentalidade e passamos a entender não só a importância de ferramentas como tráfego pago, mas sobre a excelência do atendimento ao cliente”, ressaltou. Ela complementou ainda que não é uma cliente do Inove + Digital e sim uma fã do programa.
Comercializando de 30% a 40% a mais em roupas na La Femme nas primeiras semanas depois da implantação de algumas ferramentas digitais, Fernanda dos Santos agradeceu a oportunidade de participar do programa e disse que seu empreendimento está alcançando mais visibilidade a cada dia. “Minha loja tem quatro meses, mas, a partir da primeira semana, já comecei a ter resultados positivos. Sem o Inove + Digital, que trouxe aprendizado, conhecimento e muito apoio dos consultores, não sei como estaríamos hoje”, afirma Fernanda.