O Dia dos Namorados se aproxima e, no Brasil, a data para celebrar o amor entre casais e namorados é o dia 12 de junho, caindo em uma quarta-feira em 2024. Diferentemente de outros países que comemoram no dia 14 de fevereiro, o Dia de São Valentim, a história da data no Brasil tem uma origem curiosa e comercial.

Em 1949, o publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr., idealizou a criação do Dia dos Namorados no Brasil. Na época, ele era dono de uma agência de propaganda e foi contratado por uma loja paulista para impulsionar as vendas no mês de junho, considerado fraco para o comércio.

Diante desse desafio, Doria elaborou um programa comercial associando o dia 12 de junho ao Dia dos Namorados. A data escolhida coincidia com a véspera do Dia de Santo Antônio, figura religiosa conhecida popularmente como o “Santo Casamenteiro”, reforçando a temática romântica.

O slogan da campanha de Doria era marcante: “Não é só com beijos que se prova o amor!”. A ideia deu certo e, no ano seguinte, outras cidades brasileiras também adotaram a data para celebrar o Dia dos Namorados.

Embora seja uma data comercial, o Dia dos Namorados se tornou uma tradição no Brasil, sendo um momento especial para casais demonstrarem seu amor e carinho um pelo outro. Presentes, cartões, jantar romântico e declarações de amor são algumas das formas mais comuns de celebrar a data.

É importante salientar que o Dia dos Namorados não é feriado nacional no Brasil, nem ponto facultativo.