Da redação
O Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Empresa (Compem) da Fieg, liderado pelo empresário Jaime Canedo, em parceria com o Centro Internacional de Negócios (CIN), promoveu terça-feira (28/05) o seminário Rumo à Exportação: Desvendando o Caminho para o Sucesso Global do Seu Negócio. O evento, realizado na Casa da Indústria, em Goiânia, contou com palestra da especialista em comércio exterior Ivana Arantes e apoio do Sebrae Goiás.
Durante toda a manhã, os empresários participantes conheceram em detalhes o passo a passo para exportar produtos, abordando desde questões tributárias e administrativas, como despesas operacionais e despacho aduaneiro, até orientações práticas sobre logística, armazenagem, embalagens, qualidade e competitividade.
“A internacionalização é um processo e o primeiro passo é justamente fomentar a cultura exportadora entre os empresários goianos. Nossas empresas têm produtos de qualidade e com grande apelo no mercado internacional. Precisamos é levar informação e apoiá-las essa jornada”, afirmou Jaime Canedo.
Nesse sentido, o encontro também foi marcado pela apresentação de detalhes do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), que está com inscrições abertas para a trilha Desmistificar para Exportar. A iniciativa, idealizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), é operacionalizada pelas federações das indústrias nos Estados. As empresas interessadas em participar contam com subsídio Sebrae-Fieg para contratação da consultoria de 70% do valor.
De acordo com as analistas Juliana Tormin (Fieg) e Fernanda Freitas (Sebrae), o Procompi busca incrementar a competitividade de micro e pequenas indústrias, por meio da redução das barreiras e ampliação de conhecimento; do desenvolvimento da cultura exportadora; e da desmistificação do comércio internacional.
Para tanto, as atividades do projeto incluem consultoria individualizada e coletiva, diagnóstico da empresa e capacitações empresariais, com foco no modelo de negócio, estratégia, planejamento para internacionalização, formação de preço e orientações para exportar.
“Trata-se de uma oportunidade única, em que a empresa será acompanhada e guiada por todo o processo de internacionalização. Além de promover a competitividade, o programa ainda incentiva a inovação, já que perpassa vários processos de gestão vinculados à exportação de produtos”, avaliou Juliana Tormin.
A opinião foi compartilhada pela analista do Sebrae Fernanda Freitas, que destacou que o programa, “além de identificar desafios específicos de micro e pequenos negócios industriais, também estimula a produtividade e o crescimento em um contexto digital e sustentável.”
O seminário Rumo à Exportação: Desvendando o Caminho para o Sucesso Global do Seu Negócio contou com participação de representantes de 46 empresas. As inscrições para o Procompi podem ser feitas pelo link https://bit.ly/PROCOMPI2024. Mais informações pelos telefones (62) 3501-0046 e (62) 3501-0044 (WhatsApp).