Desde o crescimento do PIB em 2023 até a diversidade de negócios, os pequenos empreendimentos refletem a riqueza cultural e econômica do estado.

Da redação

No panorama econômico de Goiás, os pequenos negócios estão se destacando como pilares do crescimento. Segundo dados do relatório do Observatório Sebrae, acessados no final de abril, 95% das empresas estabelecidas no estado são classificadas como micro e pequenas empresas (MPEs). Goiânia continua liderando como epicentro do movimento empreendedor.

A alta representatividade dos negócios no estado só reforça que Goiás é um terreno fértil para o empreendedorismo. São os pequenos negócios que fortalecem a base empresarial e a economia regional. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Mauro Borges (IMB), por exemplo, Goiás teve um crescimento de 4,4% no PIB do local em 2023, superando a média nacional, de 2,4%, e atingindo o maior valor da história.

Desde pequenas lojas familiares até empreendimentos inovadores nas áreas de tecnologia e serviços, a diversidade de negócios – de acordo com o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto – reflete a riqueza cultural e econômica do estado. “Os pequenos negócios não apenas impulsionam a economia local, mas também são responsáveis por diversificar a nossa oferta com uma variedade de produtos e serviços que atendem às necessidades da população”, acrescenta.

Os pequenos negócios em Goiás apresentam diversas características distintas. Alguns dos traços mais marcantes incluem a forte presença de empreendimentos familiares, a valorização da produção agropecuária, a criatividade e inovação nos setores de artesanato e turismo, além do impacto positivo na geração de empregos locais. “Essas características contribuem para a vitalidade da economia goiana e para o fortalecimento das comunidades em todo o estado”, enfatiza.

O Sebrae Goiás tem desempenhado um papel singular no apoio e capacitação dos empresários de MPEs. A instituição oferece uma grande gama de serviços – desde consultoria em gestão empresarial até acesso a financiamentos e treinamentos especializados. “As MPEs são o coração pulsante da economia goiana. Elas não apenas geram empregos, mas também promovem a inovação e o crescimento sustentável”, pontua o diretor.

União com os setores

Há pouco mais de um ano, o Sebrae integra o Pacto Goiás pela Inovação – movimento que surgiu como uma iniciativa estratégica para impulsionar a inovação em diversos setores. Ao promover a colaboração entre governo, empresas, instituições de pesquisa e sociedade civil, o pacto busca estimular a competitividade, a geração de empregos qualificados e o avanço tecnológico.

“O pacto pela inovação é de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social do estado e também se configura como um programa incentivador de pequenos negócios”, destaca Antônio Carlos. Ao promover a colaboração entre governo, empresas, instituições de pesquisa e sociedade civil, o pacto busca ainda impulsionar a inovação em diversos setores, estimulando a competitividade, a geração de empregos qualificados e o avanço tecnológico.

Com sua agilidade, criatividade e inovação, os pequenos negócios, com apoio de setores importantes do estado, se configuram como verdadeiros motores da economia goiana, impulsionando o crescimento local e promovendo o desenvolvimento sustentável.