SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é alvo de protesto na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), no centro da capital, no final da tarde desta sexta-feira (24).

Tarcísio chegou ao local por uma entrada privativa e não teve contato com os manifestantes. O protesto ocorre na cerimônia solene de posse do procurador Paulo Sérgio de Oliveira e Costa para o cargo de procurador-geral de Justiça –chefe do Ministério Público estadual de São Paulo.

Composto por cerca de 50 pessoas, o grupo de manifestantes reúne jovens que se apresentam como integrantes da UNE (União Nacional dos Estudantes), do DCE (Diretório Central dos Estudantes da USP), do Centro Acadêmico XI de Agosto e do partido PSOL. Eles criticam as privatizações e ações policiais do governo.

Policiais usaram a força para retirar estudantes que obstruíam a entrada do Salão Nobre da faculdade, local reservado para a cerimômia.

Costa ficou em terceiro lugar na eleição interna do Ministério Público mas foi escolhido pelo governador para o cargo, já que o chefe do Executivo estadual tem a prerrogativa de escolher qualquer um dos três primeiros colocados no pleito da instituição.

Além de Tarcísio participam da posse o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.