A Vila de Paranapiacaba, conhecida por sua rica história ferroviária e arquitetura inglesa, será palco da 19ª edição da Convenção de Bruxas e Magos, que acontece entre os dias 24 e 26 de maio (sexta-feira a domingo), com o tema “O empoderamento dos símbolos”. O evento, considerado o maior da América Latina, reúne bruxas, magos, pagãos, entusiastas do ocultismo e turistas de todo o Brasil para três dias de magia, rituais, workshops e palestras.
A Convenção de Bruxas e Magos é o segundo maior evento em termos de atração de turistas para Paranapiacaba, perdendo apenas para o Festival de Inverno. O secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, destaca a importância do evento para a economia local: “Mais de 30 mil pessoas participam da convenção, o que gera um impacto significativo no comércio local”.
Programação e novidades:
Este ano, a convenção apresenta um novo sistema de convite, o ByPass, que visa priorizar o acesso às atividades para quem aderir. O passaporte garante atendimento gratuito e um Talismã (Bússola do Tempo), elaborado com energias coletivas de pensamentos e sentimentos. A doação de um quilo de alimento não perecível à Associação Brasileira de Bruxaria também é incentivada.
A programação da convenção é extensa e diversificada, com mais de 500 atividades distribuídas em 13 locais da Vila, incluindo palestras, workshops, rituais, exposições, cultos, apresentações musicais e artísticas. A abertura oficial acontece na sexta-feira (24), às 20h30, no Locobreque, com uma procissão de velas pela harmonia e amor conduzida pela bruxa e organizadora Tânia Gori.
Transporte e hospedagem:
Para quem deseja chegar à Vila de Paranapiacaba de carro, o acesso é feito pela Rodovia Anchieta, km 29, seguido pela Estrada Velha de Santos (SP-148) até o km 33 e pela Rodovia Índio Tibiriçá até o km 45,5. Na sequência, pela SP-122 até a parte alta da Vila.
A primeira edição da Convenção de Bruxas e Magos aconteceu em 2003 e, em 2005, se tornou oficialmente uma convenção. O objetivo do evento é reunir pessoas interessadas em espiritualidade e magia, promover o compartilhamento de experiências e desmistificar a bruxaria.