A exemplo do Rio de Janeiro, o vereador Lucas Kitão (PSD) propõe ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil) a criação da Rota Solidária de transportes gratuitos para as ações do Junho Vermelho de doação de sangue na Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e com as empresas de transporte de passageiros.  

O pedido foi solicitado nesta quarta-feira (21) por meio de um requerimento encaminhado à governadoria e sugere a criação de uma data para incentivar a doação de sangue na capital e nos municípios da Região Metropolitana.  

Sugere que o Estado e os municípios criem uma data para que os doadores de sangue tenham uma data com custo zero no deslocamento do seu local de trabalho ou residência. Basta os doadores informarem qual modal utilizaram e apresentarem um certificado de doação de sangue para que eles recebam o valor referente às passagens e corridas para cobrir os gastos.  

O intuito, segundo o autor, é reforçar o banco de sangue do Hemocentro de Goiás (Hemogo) e incentivar a população a doar sangue, uma vez que um dos principais empecilhos para a doação é a distância do seu local ao Hemogo.  

“Uma parceria do Hemocentro com as prefeituras de Goiânia, Aparecida, Senador Canedo, Trindade e demais municípios com as empresas do setor de mobilidade, de transportes por aplicativos para garantir o deslocamento do doador de sangue”, pontua.  

3% 

De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doem regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores.  
Esse incentivo, segundo o autor do pedido, vai reforçar os estoques atendendo mais de 25 mil pessoas no Estado e na capital, onde as maternidades e unidades de saúde de urgência e emergência, uma vez que cada bolsa pode salvar até quatro vidas. (Walison Veríssimo)