Walison Veríssimo
Seis escolas da capital são contempladas com premiação que faz parte do programa AlfaMais Goiás, e receberam R$ 80 mil. “Goiânia tem ganhado espaço porque investe na educação”, afirma prefeito Rogério
Seis escolas municipais de Goiânia receberam, nesta quinta-feira (16/5), premiação do “Projeto Leia”, concedido pelo Governo do Estado por meio do Programa AlfaMais Goiás, que visa à redução dos índices de alfabetização nas escolas públicas. A solenidade foi realizada no Centro de Convenções de Anápolis e contou com a presença do prefeito Rogério e da secretária municipal de Educação, Millene Baldy, além do governador Ronaldo Caiado.
O prêmio é destinado às escolas cujos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental apresentam os maiores níveis de proficiência, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa), com objetivo de fortalecer a alfabetização dos estudantes na idade certa.
“Pra mim é motivo de muita alegria estar aqui hoje recebendo esse prêmio para essas seis escolas de Goiânia, um prêmio que, com certeza, fará muita diferença para todas. É um reconhecimento do nosso trabalho. E o projeto em Goiânia continua. Goiânia tem ganhado espaço porque investe na educação. Para vocês terem uma idéia, nós saímos, em 2022, da nona posição para a quarta posição no Ideb entre as capitais brasileiras, e poderemos ser a primeira neste ano. Tivemos a abertura de mais de 5 mil vagas na educação infantil, nos nossos Cmeis, em três anos do nosso mandato. Investimos mais de R$ 64 bilhões na educação municipal”, ressaltou o prefeito. “São muitos os investimentos na educação de Goiânia, e quero parabenizar todos os nossos professores e também os do estado, que muito trabalham para que nossas crianças sejam alfabetizadas”, completou.
Na oportunidade, o prefeito Rogério pediu ao governador Ronaldo Caiado que construa uma escola estadual no Residencial Buena Vista, onde a prefeitura realiza o Mutirão de Goiânia neste fim de semana. “Queremos doar a área da prefeitura para que o senhor construa uma escola estadual, assim como fez no Jardins do Cerrado, porque é uma necessidade também daquela região”, falou.
O governador Ronaldo Caiado destacou a parceria entre o governo do estadual e prefeituras em favor da educação. “Isso é um trabalho que vocês construíram. Vocês estão mudando a educação. Olha a qualidade, não só da grade curricular, a oportunidade dessas crianças serem educadas com um padrão pedagógico que é o mais moderno que existe. É isso que eu acho que todos nós temos que cuidar seriamente para não deixar cair”, pontuou.
As instituições premiadas de Goiânia são: Santo Antônio (Setor Asa Branca), Jaime Câmara (Jardim Europa), Odília Mendes de Brito (Setor Novo Planalto), Mônica de Castro Carneiro (Jardim Novo Mundo), Professora Maria Camargo (Jardim América) e Santa Marta (Colônia Santa Marta).