A rede pública estadual de Educação de Goiás realiza a Semana de Escuta das Adolescências nas Escolas até 20 de maio. Durante a semana, as unidades escolares goianas promovem rodas de conversa, atividades pedagógicas, produção de cartas e trabalhos em grupo, tendo em vista que o foco da ação é oportunizar o diálogo e a escuta ativa entre os jovens.

A ação é uma política de fortalecimento educacional voltada aos estudantes do ensino fundamental – anos finais (6° ao 9° ano) das redes públicas. A iniciativa foi desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além das secretarias estaduais de Educação de todo o país.  

O objetivo principal é promover o diálogo entre os alunos que estão nesta fase da adolescência, além de estimular o desenvolvimento e a aprendizagem destes jovens. 

Escuta ativa

De acordo com o MEC, a Semana de Escuta das Adolescências é o primeiro passo para a construção de um diagnóstico nacional, voltado para o direcionamento de políticas públicas da Educação Básica brasileira.

O coordenador do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), Werciley Gonçalves, explica que a ação alcança todo o país, abrangendo de forma singular os alunos dos anos finais, contribuindo para que eles cheguem ao ensino médio mais preparados.

“Após a fase da escuta, vão surgir os suportes pedagógicos e as intervenções necessárias para melhorar o ensino/aprendizagem desses estudantes,” destaca ele.

O post Rede estadual de educação estimula a escuta ativa entre os jovens apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.