A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) capacitou 40 servidores de dez municípios sobre a implantação do Família Acolhedora na manhã desta quarta-feira (15), no auditório da Seds.

A formação é voltada para secretários de assistência social, equipes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), equipes de gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), e equipes técnicas do Família Acolhedora.

Família Acolhedora

Na ocasião, foram debatidos sobre o método do programa, já que essas cidades têm o serviço implantado ou em fase de implantação.

A gerente de proteção social especial de alta complexidade da Seds, Lilian Dayane de Oliveira, destaca que o objetivo da capacitação é aprimorar e fortalecer os municípios que já têm o serviço.

“Estamos ofertando, por meio do Goiás Social, essa formação para qualificar e profissionalizar o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora no estado” afirma a gerente.

A programa organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas. O acolhimento familiar acontece até que a criança e o adolescente possam retornar para a família de origem, ou na sua impossibilidade, seja realizado o encaminhamento para a adoção. Ao contrário da adoção, a Família Acolhedora dura enquanto perdurar a medida protetiva.

O post Seds capacita para implantação do Família Acolhedora apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.