São João do estado será realizado em Belém (PA) entre os dias 13 e 16 de junho e conta com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo
O Pará fará o primeiro São João da Amazônia! O Parárraiá – O São João da Amazônia, lançado nesta quinta-feira (09.05) com a participação do ministro do Turismo, Celso Sabino, acontecerá em Belém (PA) e promete inserir a região Norte no calendário nacional das festas juninas. O evento recebe o apoio do governo federal, por meio do Ministério do Turismo.
Somando-se às tradicionais manifestações culturais do estado no período, o “arraiá” posicionará o Pará como um participante ativo nas maiores celebrações juninas do Brasil, como as que acontecem em Caruaru (PE); Campina Grande (PB), São Luís (MA), Parintins (AM) e Salvador (BA). O objetivo é promover a diversidade cultural e as tradições únicas da região amazônica para um público mais amplo.
O ministro Celso Sabino falou sobre a importância da região ter uma programação nessa época do ano. “O São João tem mobilizado o Nordeste por muitos anos, sendo uma data importante para o comércio da região, similar ao Natal e ao Dia das Mães. Temos certeza que o Parárraiá vai ser o primeiro de muitos, atraindo turistas da região da Amazônia e de todo o Brasil para Belém, capital da Amazônia”, destacou o ministro.
A festa, marcada para acontecer entre os dias 13 e 16 de junho, terá entrada totalmente gratuita, aquecendo a economia local e atraindo turistas, conforme ressaltou o governador do Pará, Helder Barbalho. “É uma agenda que compõe a nossa estratégia de consolidação do turismo como uma vocação do estado”, destacou o governador.
A expectativa é que o evento movimente 200 mil pessoas por noite. Além dos shows, a programação inclui atrações culturais, com shows de artistas nacionais e regionais, apresentação de quadrilhas, espaço gastronômico e uma série de outros atrativos para movimentar o público.
“O nosso São João, o São João da Amazônia, o São João do Pará, faz parte dos esforços do governo federal para incentivar o turismo dentro do nosso país, por meio da valorização cultural, consolidação do entretenimento e geração de emprego e renda por meio do turismo”, finalizou Celso Sabino.