Walison Veríssimo
Coordenadora do curso técnico em Defesa Civil do Instituto destaca importância da formação de profissionais capacitados, aliada a investimentos em drenagem e infraestrutura urbana
A professora Cleonice Beppler, do Instituto Federal Catarinense (IFC), foi ao encontro do comboio da Prefeitura de Goiânia, neste sábado (11/5), na Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itapema, Santa Catarina. “O que presencio hoje é sem dúvidas umas das ações mais lindas. Honro cada um de vocês e agradeço por vocês existirem”, disse Cleonice.
A docente coordena o curso técnico em Defesa Civil – Campus Camboriú, e tem como aluno o coordenador de área de risco da Defesa Civil de Goiânia, Marcelo Luz. Em mensagem aos voluntários da Prefeitura de Goiânia, Cleonice destacou a importância da formação de profissionais capacitados para lidar com situações de risco de forma mais eficaz. Ela lembrou que Marcelo é dos seus melhores alunos e será o primeiro técnico formado em Defesa Civil do estado de Goiás.
“Vim agradecer e deixar uma mensagem de ânimo a cada um de vocês. Sabemos que a tendência é que a situação no RS se agrave em função das águas baixando. Temos os corpos que não foram encontrados, as doenças e a violência desenfreada. Também temos muitos animais mortos que não foram retirados. Enfim, é uma situação bem complicada”, alertou a professora.
Cleonice Beppler, que é uma referência em Defesa Civil no estado de Santa Catarina e no Brasil, espera que a trágica situação mostre ao país a necessidade de uma gestão de riscos eficaz, aliada a investimentos em drenagem e infraestrutura urbana. Os membros da missão lembraram que a atual gestão de Goiânia realiza investimentos da ordem de R$ 200 milhões em obras de drenagem na capital. Ao mesmo tempo, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), desenvolve um Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU).
Marcelo Luz agradeceu a acolhida da professora Beppler e lembrou o apoio da gestão do prefeito Rogério para que compareça às aulas e atue como multiplicador do conhecimento adquirido. “Para nós é uma honra receber a professora Cleonice, uma entusiasta para que esse curso técnico de Defesa Civil se expanda Brasil afora justamente para fomentar a prevenção, preparação e recuperação, evitando desastres no país”, concluiu o coordenador de área de risco da Defesa Civil de Goiânia.