tração exibida nas noites de sábado passou a não ser recomendada para menores de 14 anos

GABRIEL VAQUER

ARACAJU/ Folhapress

A Coordenação de Política de Classificação Indicativa, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo federal, que indica classificações etárias de produções audiovisuais, decidiu reclassificar o programa Sabadou, comandado pela influenciadora Virginia Fonseca no SBT.

O F5 teve acesso ao despacho, assinado na última sexta-feira (10). Antes indicado com o selo de “não recomendado para menores de 10 anos”, o programa passará a ter o selo de “não recomendado para menores de 14 anos”.

O principal argumento para a mudança é o teor sexual da atração de Virginia. Segundo o despacho, foram analisadas duas edições na íntegra de 90 minutos do programa. Segundo o relatório, foram observadas falas chulas sobre sexo e relacionamentos, além de “nudez velada”.

“O eixo de sexo e nudez, principalmente por causa da linguagem de conteúdo sexual e chulo, é determinante para a classificação atribuída”, conclui o documento assinado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O SBT ainda será notificado oficialmente e terá cinco dias para fazer a alteração. A emissora de Silvio Santos pode recorrer da decisão. Nos bastidores, a medida do governo foi vista como um exagero.

O novo selo não trará grandes mudanças. Desde 2016, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), não existe mais classificação indicativa vinculada ao horário de exibição em programas de TV.

O Sabadou é a primeira empreitada de Virginia Fonseca na televisão, após fazer sucesso nas redes sociais. Hoje, ela conta com quase 47 milhões de seguidores. O programa tem conquistado o segundo lugar de audiência nas noites de sábado.