Walison Veríssimo
Seis unidades recebem R$ 80 mil do programa AlfaMais Goiás, que tem objetivo de reduzir índices de ensino incompleto e letramento insuficiente
A Prefeitura de Goiânia parabeniza as seis escolas municipais vencedoras do Prêmio Leia 2023. No total, 150 unidades goianas foram reconhecidas pelo Programa AlfaMais Goiás e receberam R$ 80 mil cada. O prefeito Rogério destacou os avanços da educação municipal: “Esse prêmio confirma que estamos no caminho certo, graças à dedicação de nossos profissionais de educação”, disse, ao mencionar conquistas como o salto de 9ª para 4ª posição do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental.
As escolas de Goiânia premiadas foram: Santo Antônio (61º/Setor Asa Branca), Jaime Câmara (62º/Jardim Europa), Odília Mendes de Brito (73º/Setor Novo Planalto), Mônica de Castro Carneiro (132º/Jardim Novo Mundo, Professora Maria Camargo (142º/Jardim América) e Santa Marta (107º/Colônia Santa Marta). Essas instituições obtiveram os melhores resultados em Alfabetização no ano de 2023.
Os dados são baseados no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa) e seguem os níveis de proficiência dos estudantes matriculados no 2° ano do Ensino Fundamental.
A diretora da Escola Santo Antônio, Cíntia Neves Ribeiro, comentou que o trabalho referente ao Prêmio Leia foi desenvolvido na turma de 28 alunos do 2° ano do ensino fundamental. “Foi uma iniciativa trabalhada pela equipe de professores e equipe gestora, com materiais estruturados. Inclusive, o material do Leia contribuiu muito. Esse é um momento muito importante para nós, e consolida o trabalho desenvolvido pelas instituições”, relata a diretora.
A aluna Júlia Lopes de Brito, do 2°ano, de 8 anos, disse que gosta das atividades e dos projetos de estórias desenvolvidos com o Leia: “Aprendi muito”. A secretária de Educação de Goiânia, Millene Baldy, enfatizou que a rede municipal de ensino é composta por profissionais competentes e zelosos. “Esse prêmio é resultado disso. São todos, professores, alunos e comunidade escolar, dignos de nossos aplausos”.
AlfaMais Goiás
O Programa AlfaMais Goiás, criado em 2021, por meio da Secretaria da Educação do Estado de Goiás (Seduc), visa fortalecer a alfabetização dos estudantes na idade certa. O foco do programa é na parceria e na colaboração entre estado e municípios. Para garantir que as escolas recebessem um incentivo por participar do programa, foi aprovada, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a Lei de Incentivo à Premiação nº 21.073 (9 de agosto de 2021).