Município adota estratégias internas e junto a prestadores para otimizar processo. Procedimentos já são realizados dentro de 30 dias após marcação
Para otimizar o agendamento de exames de patologia clínica pelo município e evitar o acúmulo de solicitações, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu ações estratégicas internamente e junto aos laboratórios prestadores. O resultado já pode ser sentido pelos pacientes que, atualmente, conseguem fazer os exames dentro de 30 dias.
Após as ações adotadas pela secretaria, o número de solicitações caiu de 55 mil no início de dezembro de 2023, para 6,3 mil nesta quarta-feira (8/5). “Esse total de exames conseguimos atender tranquilamente num prazo de 30 dias, ou seja, não há mais fila de espera para esse tipo de exame”, informa a médica e superintendente de Regulação e Políticas de Saúde, Erika Ximenes.
Érica explica também que numa única solicitação há vários pedidos de exames. “Para se ter uma ideia, de dezembro até fevereiro foram agendados mais de 1 milhão e meio de exames (1.501.112). Desse total, 80% eram provenientes de municípios pactuados com Goiânia e 20%, de moradores daqui. Das 6,3 mil solicitações que temos hoje, somente 2 mil são de pacientes do próprio município”, destaca.
Fim da fila
Numa primeira etapa, o município realizou um ajuste físico e financeiro nos locais que oferecem esses exames. “Conversamos com representantes do sindicato dos laboratórios e com os principais prestadores para saber em quanto eles poderiam aumentar a oferta de vagas para exames. A partir daí fizemos uma melhor redistribuição dos recursos”, explica a superintendente.
Num segundo momento foi realizada uma triagem nas solicitações que ainda não haviam sido agendadas. “Optamos por manter duas categorias de solicitações: uma incluindo os exames laboratoriais bioquímicos e outra com qualquer tipo de exame, e isso facilitou a distribuição entre os prestadores”, diz.
Agendamentos
Entre as ações adotadas internamente está o agendamento de exames na própria unidade de saúde. Desde fevereiro último, a SMS implementou um novo procedimento para marcação de exames de média complexidade realizados pelas unidades de saúde. Agora, esses pedidos são marcados diretamente pela unidade, de onde o paciente já sai da consulta sabendo o dia e a hora em que irá fazer o exame.
Inicialmente, o novo formato foi implementado no Distrito Campinas-Centro, que abrange 13 unidades de saúde. Os resultados foram tão bons que a mudança começa a ser ampliada para os demais distritos.
Outra novidade é a confirmação do agendamento por WhatsApp. “Além de sair da unidade já sabendo do agendamento, imediatamente o paciente recebe a confirmação por mensagem de WhatsApp e dois dias antes da data marcada ele recebe outra mensagem”, informa a superintendente.
Além de facilitar a informação para o paciente, as mensagens pelo aplicativo também têm como objetivo reduzir o absenteísmo que chega a 40%. “Hoje, de cada dez pacientes que marcam exames pelo SUS, quatro não comparecem para realizar o procedimento. Isso atrapalha outros usuários e ainda prejudica o trabalho da secretaria, que fica com a capacidade ociosa naquele dia”, diz Erika.
As estratégias adotadas foram mais um passo da Prefeitura de Goiânia no sentido de melhoria contínua no sistema de saúde, visando proporcionar serviços de qualidade e acessíveis a toda a população goianiense.